PUBLICIDADE
DestaqueEditorialNotícias

Prefeitura de Cruz das Almas cancela publicidade com o Acesse News: por não participarmos da campanha eleitoral, por RACISMO, ou o quê?

Não existe nenhuma Lei que obrigue, prefeituras ou qualquer outra esfera de governos, ou órgãos públicos, a firmarem contrato publicitário com determinado veículo de comunicação. – Logo, este editorial não é para reivindicar tal direito para o nosso portal de notícias, mas sim, para contextualizar uma situação.

O caso específico é da prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, onde o prefeito e ou a agência que cuida da publicidade do município, parecem ter “escolhido à dedo”, com quem firmariam esse modelo de contrato em 2025. – Nos bastidores os comentários são de que, supostamente apenas quem participou da campanha eleitoral do gestor e do grupo político.

Um outro requisito, também aparenta ter feito parte do processo de escolha *(leia mais abaixo).

Uma prova disso foi o que ocorreu com o Acesse News, que não participou da campanha do clã do prefeito (embora tenha sido sondado), foi excluído da publicidade da prefeitura este ano, que iniciou em 9 de fevereiro. Vale lembrar, não participamos da campanha de nenhum dos 5 candidatos. Porém, foi cedido a todos, igualitariamente, espaços para a divulgação de suas respectivas agendas diárias, além da cobertura do último encontro na Praça Senador Temístocles e entrevistas, sem custos.

– Procurados para explicar o motivo da exclusão, nem o prefeito e nem representante da agência, responderam.

O Acesse News cumpre todos os requisitos comerciais para participar da publicidade, como vinha ocorrendo anteriormente. Tem CNPJ, Alvará de Funcionamento, emite Nota Fiscal, etc… e principalmente, adota a imparcialidade no fazer jornalismo, mas NÃO ACEITA interferência de governo no conteúdo à ser publicado (esse último parece não agradar à gestão do município).

Caso fique comprovado que os “escolhidos” tenham sido contemplados com as cotas publicitárias, por terem participado da campanha eleitoral do grupo político, esse pagamento não deve ser custeado pela prefeitura (verba pública), disfarçada de publicidade das ações do município, após as eleições.

*Uma outra possibilidade é o RACISMO. Visto que, o diretor do Acesse News é preto, com personalidade e opinião próprias (posturas que incomodam alguns). Além disso, o AN já estava sofrendo boicotes (como não ser citado por alguns locutores em eventos da prefeitura em que fomos convidados… exceto por Joelson Paz e Bubu Gerações) e perseguições por parte deste governo há algum tempo. Mas sempre fizemos o nosso trabalho com profissionalismo.

O sinal de alerta sobre possível racismo foi acionado dias atrás, quando leitores chamaram a nossa atenção, inclusive fazendo comparações entre episódios que ocorreram… “Imagine se fosse no Acesse News?, indagou um deles. “Isso aqui influencia sim“, comentou outro, apontando a cor da nossa pele.

Em novembro de 2022 por exemplo, o AN teve a publicidade suspensa (por 13 meses) após ter publicado uma reportagem verídica sobre moradores da zona rural tapando buracos de uma estrada (confira clicando aqui).

Ao analisar os escolhidos da lista da divulgação publicitária do município na atualidade, a maioria é branco ou o que popularmente chamam de “moreno.

– Aliás, no período em que o Acesse News veiculou a publicidade da prefeitura (o mesmo banner), sempre recebeu valores inferiores aos pagos para os principais concorrentes.

Para comprovação mais detalhada, o Acesse News está juntando mais elementos e trará em outras matérias, se necessário.

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).

Um Comentário

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo