Conheça a história e relíquias da criação do Ensino Agrícola da Bahia, Measb será reaberto ao público amanhã na UFRB; aluno dá dicas

*Conteúdo atualizado
Uma história que começou na época do Brasil Império. Lá dentro desse prédio que ilustra essa matéria, você terá contato com publicações, objetos e outras relíquias que remetem ao século XIX. Esse acervo voltará a receber os olhares e a curiosidade do público a partir desta segunda-feira (12), com a reabertura do MEASB (Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia) da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), campus Cruz das Almas.
Texto enviado ao Acesse News neste sábado (10), informa que a reabertura do espaço após um período fechado para reforma, faz parte da 23ª SNM (Semana Nacional dos Museus). “O Measb estará de portas abertas ao público a partir do dia 12/05/2025 para realização de visitas e ações educativas e culturais“, convida a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia, curadora do Museu.

Segundo as informações, o Memorial conta com um acervo de tipologia, pinacoteca, coleções didáticas, como anatomia dos animais, fotos das Escolas Agrícolas de São Bento dos Lages, Salvador e Cruz das Almas, livros científicos sobre a fauna e a flora brasileira, agronomia, economia, química, biologia, engenharia, zootecnia, etc, bem como, móveis, instrumentos científicos, entre outros objetos.
O estudante em museologia, Marcos Rosa Silva (Girino), estagiário no Measb, também traz um breve relato sobre o que os visitantes vão encontrar por lá. “Lá estão exposto o Decreto que foi assinado por D Pedro II; teses dos primeiros formandos dauela epoca; livros científicos de autores da Espanha, Alemanha, Japão, etc; objetos de medição de terra, de medição de tempo, temperatura, incidência solar; vários objetos em madeira, a nível de mesas, cadeiras, enfim…“, indica ele.

Em outro material recebido pelo AN, consta que através do Decreto Imperial 2500, D Pedro II criou o Imperial Instituto Bahiano de Agricultura, visando combater o problema da fome no país. E em 1877, foi inaugurada a primeira Escola Agrícola da Bahia, em São Bento das Lages, no município de São Francisco do Conde. Em 1911, o instituto torna-se federal e em 1919, recebe o nome de Escola Agrícola da Bahia. Já em 1931, foi transferida para Salvador e anos mais tarde, a partir de sua interiorização, chega a Cruz das Almas, em 1940, com o nome de Escola Agronômica da Bahia. 37 anos depois incorpora-se a UFBA (Universidade Federal da Bahia), até 2005, quando passa a se chamar UFRB.
Dias de visita, horários e agendamento: a visitação ao Maesb acontece de segunda à sexta-feira (exceto feriados), às 9h, 11h, 14h e 15h. Para agendar, basta preencher o formulário no site Proexc. Contato: educativo.measb@proexc.urfb.edu.br!
O MEASB: de acordo com a diretoria, “o MEASB é uma instituição museológica vinculada à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), criada em 2004 para preservar e divulgar a memória do ensino agrícola no estado“. Com um acervo do século XIX, abrangendo desde a criação do Imperial Instituto Bahiano de Agricultura até a fundação da Escola de Agronomia da UFBA. Sua missão “é proteger esse legado histórico e promover a integração entre a universidade, a comunidade acadêmica e a sociedade, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão“, ressalta.