DestaqueMunicípios

Árvores urbanas de Cruz das Almas: sobre podas, espécies, ‘riscos’ e outras questões

*Por: Karolina Montenegro

Bom, é muito importante esse seu questionamento [Acesse News], pois nos possibilita esclarecer alguns pontos.

Além da equipe de poda da prefeitura [de Cruz das Almas – existe também] a equipe da concessionária de energia [Neoenergia Coelba – que faz podas] em árvores que estão em contato com a linha de transmissão de energia elétrica. – *Moradores também realizam podas no município [*porém, não deve fazer sem autorização da prefeitura].

Portanto, nem todas as podas são realizadas pela Prefeitura. Acho importante destacar isso.

Quanto as podas realizadas pela Prefeitura, existe hoje uma “salada mista” de árvores inadequadas que foram plantadas em Cruz das Almas. Inadequadas quanto a escolha da espécie (desenvolvimento radicular agressivo, espécies com espinhos/acúleos, presença de princípios tóxicos… etc). Inadequadas enquanto local de plantio (esquinas, passeios estreitos, contato com a rede de transmissão de energia elétrica…). Inadequadas quanto a altura/forma da copa para cada via…e assim vai.

Algumas dessas espécies, invadem muito a rua no decorrer do desenvolvimento de sua copa, e isso acaba trazendo alguns transtornos.

Eu entendo que precisamos avançar muito. É uma das minhas missões, agora enquanto Secretária [de Serviços Públicos], aprimorar a atuação dos nossos colaboradores na melhoria da qualidade da poda no nosso município. Temos uma equipe boa. Pode observar que, não existem danos irreversíveis em nenhum desses exemplares [podados], daqui a pouco tempo, estarão todas renovadas.

Mas é óbvio que, com tanta tecnologia e informações disponíveis, existem formas de melhorar sempre, e é isso que iremos buscar. Além de preservar as espécies o máximo possível, para que elas continuem prestando seus serviços ecossistêmicos. – E gradativamente, vamos substituindo essas espécies [mais agressivas], por outras mais adequadas.

*Karolina O R Montenegro, é Engenheira Florestal (Mestre em Solos e Qualidade de Ecossistemas), ex-diretora de Engenharia do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e atual secretária de Serviços Públicos de Cruz das Almas.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo