
Na semana passada, um órgão de defesa dos consumidores e grupos ambientalistas, promoveram uma queixa legal à Comissão Europeia, acusando as empresas Coca-Cola, Danone e Nestlé, de fazer greenwashing – campanhas e marketing, promovendo a imagem de empresa com preocupações ecológicas, sem de fato, agir conforme o que diz está fazendo.
“O greenwashing é considerado uma prática enganosa dirigida a consumidores que querem ajudar o planeta escolhendo produtos que não danificam o meio ambiente“, segundo a BBC News Brasil.
De acordo com as informações, os órgãos acusadores alegam que as garrafas das referidas empresas ‘nunca são produzidas inteiramente de materiais reciclados‘.
Na queixa registrada, o argumento é de que as alegações das empresas sobre suas garrafas plásticas descartáveis, serem 100% recicladas ou 100% recicláveis, não conferem. A Organização Europeia do Consumidor, apoiada por Client Earth e ECOS, destaca que essas informações são enganosas.
As empresas se manifestaram através de nota. A Coca-Cola, afirmou poder fundamentar as informações contidas em suas embalagens. Já a Danone, disse estar continuando a investir em sua infraestrutura de reciclagem. E a Nestlé, informou está reduzindo o uso de plástico em embalagens. Clique aqui e confira mais detalhes.