PUBLICIDADE
MunicípiosNotíciasPolítica

Eleições da Câmara de Cruz das Almas: qual a chance de uma mulher ser a presidente?

*Matéria atualizada as 14:42, para incluir respostas posteriores

Com amparo no próprio Regimento Interno da Casa, as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, foram antecipadas para esta sexta-feira (23), ao invés de janeiro do próximo ano, como seria de praxe.

Atualmente presidida pelo vereador Thiago Chagas (PSD), o Legislativo cruzalmense poderá ter nesse segundo biênio, uma figura feminina no comando dos trabalhos.

Como se sabe, três do(a)s 15 parlamentares que atualmente compõem a Câmara, são mulheres, Camila Moura (MDB), Maria Cedraz (MDB) e Nádia Moura. – Um desses nomes poderá encabeçar uma chapa para a disputa de amanhã. A primeira delas, fazia parte da bancada do prefeito mas rompeu recentemente. As outras duas, continuam na sustentação. Nádia é bem articulada entre as bancadas.

O Acesse News apurou nos bastidores, que entre elas existe um grande desejo de ter uma presença feminina na presidência, na atual legislatura. “Estamos dialogando. Eu tenho o desejo de ver uma mulher na presidência da Câmara“, disse um contato ouvido pela reportagem. E emendou, “o cenário no momento é desfavorável, mas eleição de Câmara é muito imprevisível e tudo pode acontecer“.

No final do mês de julho, o Acesse News publicou uma matéria, em que já antecipava a possibilidade de o atual presidente, que faz parte da bancada de oposição, concorrer à reeleição. Dias depois, sugiram especulações de que o prefeito Ednaldo Ribeiro havia convocado sua bancada de vereadores para votar em Thiago Chagas e garantir essa vitória.

*Foto: André de jesus

Vale lembrar de que articulações parecidas, deram votação unânime a Chagas em janeiro de 2021. A reportagem tentou confirmar a informação junto ao presidente e ao prefeito, porém, até o momento dessa publicação, nem confirmaram, nem desmentiram. Após a veiculação da matéria, o presidente se manifestou: “Até o momento, muitas conversas, [mas] ainda indefinido

Já em relação as pretensões das mulheres, o Acesse News tentou ouvir as três vereadoras. Apenas Camila Moura se manifestou, mas disse que o melhor seria não falar muito “para não atrapalhar possíveis negociações“. A assessoria de Nádia Moura informou que ela não poderia atender por estar se preparando para ‘importante audiência amanhã‘, uma vez que também é advogada. Por sua vez, Maria Cedraz não respondeu o contato.

Mas, caso haja inclinação da bancada do prefeito para apoiar o atual presidente, há também, a possibilidade de os remanescentes da oposição, lançarem uma chapa própria, ou apoiar uma mulher. A reportagem também buscou contato com o vereador Osvaldo da Paz (PT), líder dos opositores na Câmara e possível nome para a disputa, sem êxito na resposta.

Outro nome que não pode ser ignorado nessa corrida, é o vereador Renan de Romualdo. Apesar de está concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa (chegou a licenciar-se por 30 dias, mas retornou antes do prazo, segundo informações, visando essas eleições da Mesa), poderá ser um contraponto na disputa interna.

Ex-presidente da Casa, Renan, assim como Camila Moura, está com as relações arranhadas com a prefeitura. Com isso, ambos podem reforçar o bloco dos opositores. “Posso disputar a eleição“, respondeu o edil, após a publicação.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo