DestaqueEntrevistasMunicípiosPolítica

Mirando 2023, presidente da Câmara responde se disputará ou não a reeleição da Casa

Após recesso de duas semanas, a Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, retoma a Sessão Ordinária nesta segunda-feira (1). Na sexta-feira, 29 de julho, a Casa realizou a Sessão Solene alusiva ao aniversário de emancipação política do município.

No final do evento, o presidente Thiago Chagas concedeu rápida entrevista aos sites Forte no Recôncavo e Acesse News.

Chagas falou sobre suas ações na liderança do Legislativo, a posse do suplente Regival Sampaio (Cepacol – Republicanos) e se disputará ou não, à reeleição da presidência, em janeiro de 2023

Forte no Recôncavo: Segunda-feira já terá Sessão Ordinária. Sessão essa, sem o vereador Renan de Romualdo [saiu de licença por 30 dias] e sim, com o suplente que acaba de assumir. que o senhor espera de Cepacol, esse vereador que vai assumir uma cadeira a partir de segunda-feira aqui no Parlamento?

Thiago Chagas: Primeiro eu quero agradecer muito a Deus pelo dom da vida. Parabenizar a nossa cidade, Cruz das Almas pelos 125 anos e deixar também aqui, minha gratidão à esses meios de comunicação que tanto nos honram e contribuem com o progresso da nossa cidade. Como você bem falou, na Sessão de hoje, solene, um dos momentos foi o pedido de licença do vereador Renan de Romualdo, o qual está pré-candidato a deputado estadual e por questões pessoais, assim colocou ele no pedido, irá se ausentar da Câmara por 30 dias. Renan de Romualdo pertence ao Partido Republicanos, 10 e o primeiro suplente desse partido é o senhor, Regivaldo Sampaio, conhecido como Cepacol. Acabamos, há poucos instantes, acabamos de dar a posse, fizemos a cerimônia de juramento e empossamos o suplente… Cepacol já virá na segunda-feira, como vereador eleito e empossado e nós queremos que, tanto Renan, que pede licença, como Cepacol que chega, que venham pra somar com o crescimento da nossa cidade. Independente de lado político e bandeiras partidárias, somos todos representantes do povo, estamos aqui para fazer o bem comum.

Acesse News: Presidente, falando sobre os 125 anos do município. Segunda-feira já retornam os trabalhos após o recesso. O que Cruz das Almas pode esperar, como presente de aniversário, por exemplo, até o final desse seu mandato [como presidente da Câmara]?

Thiago Chagas: Final de mantado como presidente, ou como vereador [risos]? Olha Dell, eu estou muito contente e muito feliz. Graças a Deus, a equipe que hoje nos acompanha, é uma equipe Marcelo, que nos deixa tranquilos na caminhada. Como vocês perceberam hoje aqui, a Câmara de Vereadores muito bonita, muito bem organizada. Eu estou presidente, mas não foi o presidente Thiago Chagas quem fez tudo obviamente, a gente participa das decisões, mas são várias cabeças pensantes, de homens e mulheres. Posso garantir aqui mais uma vez, que o concurso público acontecerá esse ano ainda. Eu acho que talvez, esse seja um dos maiores presentes, porque é um presente para a posteridade. Ter funcionários efetivos. Funcionários que vão está cuidando e zelando pelo bem do povo, aqui na Câmara de Vereadores.

Acesse News: O Regimento [Interno] permite… o senhor concorre à reeleição ou vai apoiar alguém?

Thiago Chagas: O nosso Regimento e a Lei Orgânica permitem, sim a recondução. Contudo, quando qualquer administrador sente na cadeira e ele já almeja algo para o futuro, sem antes fazer o desenho do presente, a tendência é que as coisas não deem certo. Então, nossa eleição aconteceu no dia 1º de janeiro de 2021, preparamos o nosso cronograma de planejamento, para executarmos nesses dois anos. Se acaso, acontecer [a reeleição] isso será um segundo momento, mas assim, nós não colocamos em nossos planos. Nosso plano é o que nós temos em mãos. É o que foi permitido em primeiro.

Forte no Recôncavo: Presidente, o senhor à frente desta Casa, anunciou algumas inovações para esta Casa Legislativa. Quanto porcento o senhor acha que já conseguiu [implantar]. Inclusive, o senhor falou em placas solares para economia de energia…?

Thiago Chagas: Olha Marcelo, eu não fiz esse levantamento [ainda], agora eu posso lhe dizer que, acredito que nós já tenhamos passado a média dos 80%. Mas como você bem mencionou, existe esse projeto nosso, que vai sim ser concretizado. A Câmara de Vereadores vai ter a sua energia solar. Vai ser o primeiro prédio público da nossa cidade, com fé em Deus, a ter a sua própria geração de energia. Ainda nesse semestre nós vamos conseguir fazer. Nós vamos também, com fé em Deus, colocar o concurso público como já falai e o décimo terceiro, que pagamos no ano passado e está mais uma vez garantido. Há algumas outras ações aqui que nós queremos fazer. Exemplo, o prédio dessa Câmara, tão lindo, tá belo, ainda não foi entroncada com a rede de esgoto. Aqui ainda tem uma fossa. Então, não não queremos deixar até o final do nosso biênio, que serviços dessa natureza não sejam feitos. Não estou aqui para fazer crítica nenhuma à quem passou, mas lhes digo que existem pendências ainda, que nós não podemos deixar por fazer e com fé em Deus, faremos. E essa questão do percentual, vocês como bons repórteres, eu tenho certeza que vão fazer um levantamento daquilo que o presidente prometeu, inclusive, da nossa sala de imprensa, a melhoria que eu não estou esquecido. E no finalzinho [da gestão] vocês vão fazer aquela avaliação pra ver se aquelas palavras que foram colocadas pelo presidente, foram concretizadas.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo