Novo Santo Antônio no Piauí, é a primeira cidade a emitir a CIN para 100% da população

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) divulgou nesta terça-feira (16), que a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), “já está nas mãos de mais de 33,5 milhões de brasileiros“. A nota foi publicada para celebrar Dia Nacional da Identidade Civil, comemorado em 16 de setembro.
Com isso, o MGI também destacou que Novo Santo Antônio, município do Estado do Piauí “se tornou o primeiro do Brasil a alcançar 100% da população documentada com a nova carteira. – Ao todo, foram emitidas 2.886 CINs para os habitantes da cidade“, diz a publicação.
PUBLICIDADE Google Adsense
“Esta é uma marca histórica, temos de celebrar que um município brasileiro já emitiu a CIN para todos os seus habitantes, registro meus parabéns ao governo do Piauí. Desde a nossa chegada ao governo, estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a expedição da nova carteira“, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI. E complementou: “com a CIN, vamos resolver esse problema de identificação, uma questão que assola o Brasil há décadas“.
Segundo as informações, entre a população que aderiu à nova CIN em Novo Santo Antônio, há um destaue para o público de 0 e 12 anos, que representou 18,2% das emissões. “Isso revela que a CIN é o primeiro documento oficial com foto dessas pessoas, reforçando o documento como uma porta para a cidadania”, disse Mascarenhas.
Com os números apresentados até ontem, o Piauí tornou-se o estado com a mior proporção na na emissão do novo documento no país, “liderando o ranking brasileiro com 40%“, afirma a divulgação.
Vantagens da CIN
.
…..
De acordo com a divulgação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos “uma das vantagens da CIN é a simplificação do acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais“. Isso porque, segundo o órgão, a partir da criação da IPD (Infraestrutura Pública Digital) de Identificação Civil, serão utilizados os dados da CIN “como base de identificação das pessoas nas políticas públicas“.
Outro ponto destacado, é que a CIN terá sua versão digital disponível no aplicativo GOV.BR. “A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar esse aplicativo para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso à CIN Digital“, orienta o MGI, ressaltando que “isso pode simplificar o uso em viagens ou em outras ocasiões em que for necessário se identificar“.
Para saiba como emitr a sua CIN, em seu estado, basta acessar: gov.br/identidade e agendar.