
*Editorial – Por: Dell Santana
- Conteúdo atualizado a partir da publicação de 27 de fevereiro de 2025
Apelidada de “Cidade Presépio“, a pacata São Félix, cravada às margens do Rio Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, é um local com uma beleza arquitetônica única, uma paisagem natural linda e habitada por povos descendentes de negros, brancos e indígenas, que “fazem com que a cidade apresente uma característica sui generis ligadas às suas raízes ancestrais“, conforme trecho do texto que conta a história do município.
Neste ano de 2025, a atual gestão municipal parece ter acordado para difundir as maravilhas daquele lugar. Nos últimos dias, a conta oficial da prefeitura no Instagram, vem trazendo postagens com chamadas indicativas de pontos turísticos locais.
Sendo essa realmente a intenção do prefeito José Geraldo, é claro que ele precisa começar fazer, caso ainda não esteja fazendo, os investimentos necessários nas melhorias dos equipamentos e dos espaços, bem como, na divulgação para atrair os turistas. Sem esquecer, da segurança pública.
Quem já conhece São Félix, com certeza admira aquela orla, os casarões, as ruas de paralelepípedo, a Ponte D. Pedro, etc, na região mais central da cidade. Porém, por lá também existem outros cartões postais à serem mais exploradas. Como “a trilha até a Cachoeirinha…”, por exemplo, (indicada no vídeo mais abaixo).
Também tem o próprio Rio Paraguaçu que pode ser melhor aproveitado para o turismo náutico, com passeios ligando São Félix/Cachoeira, até a Barragem Pedra do Cavalo, ao município de Maragojipe, enfim. Ou seja, o que não faltam são opções para gerar emprego e renda para os moradores locais, bem como, o desenvolvimento da cidade sanfelixta.
Aliás, o Recôncavo Baiano é riquíssimo em belezas naturais, arquitetônicas e culturais. Mas, ainda é muito pobre em investimentos para a exploração turística dessa região. – Verba que pode vir também da iniciativa privada. Empresários que queiram investir nessa indústria propulsora!
Anuncie

Essa parte do Estado da Bahia é formada por 19 municípios. Cada um com suas características e políticas próprias. Porém, são necessitados de união de forças de seus respectivos gestores, para captação de recursos financeiros para investimentos em projetos que fortaleçam a economia da região. E o turismo, é sem dúvida, um grande exemplo disso. O setor é um dos principais portais de entrada de dinheiro para os comércios de muitos lugares no Brasil e no exterior, como aponta o próprio Ministério do Turismo.
Os gestores que já trilham esse caminho, não se cansam de comemorar o retorno financeiro, principalmente com a promoção de emprego e renda para suas populações.
Recentemente, o Acesse News entrevistou os prefeitos de Santo Amaro da Purificação e Nazaré das Farinhas, dois municípios importantes aqui do Recôncavo, nesse contexto cultural e turístico. A reportagem abordou o assunto com ambos. Clique nos links e onfira… (entrevista prefeito de Sto Amaro) – (entrevista prefeito de Nazaré).
Voltando a falar sobre São Félix, as postagens da rede social trazem em suas legendas, frases que sugerem a intenção de atrair o turista. “Da nossa orla ao nosso patrimônio arquitetônico, São Félix é sinônimo de encanto…”, diz o trecho do texto de um dos posts. Em um outro, o título “Explorando paraísos“, que fala sobre uma trilha fora da área urbana, enfatiza: “a trilha até a Cachoeirinha é aquele rolê que vale cada passo: natureza exuberante, cachoeira incrível e muita vibe boa“.
- Fica a dica para os gestores publicos, bem como, para a iniciativa privada. – Mais investimento para o turismo, por favor. É retorno garantido!
——————

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).