
Nesta terça-feira (11), aconteceu em Brasília a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas do país, numa pauta promovida pelo Governo Federal. O governador Jerônimo Rodrigues, marcou presença para recepcionar os gestores municipais baianos, no evento.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, o encontro conta com “uma programação voltada à capacitação e ao fortalecimento da governança municipal”. Na agenda que vai até esta quinta-feira (13), consta ainda “debates e capacitações para garantir que os novos gestores municipais iniciem seus mandatos com planejamento estratégico e alinhamento às políticas públicas federais“.
PUBLICIDADE
A parceria entre a União, estados e municípios foi destacada pelo chefe do Executivo baiano. “A Bahia está aqui, reunida desde ontem, com a união dos prefeitos, a UPB [União dos Municípios da Bahia] se articulando, para avaliarmos o que podemos aproveitar de melhor nos programas do Governo Federal para o nosso estado“, disse ele.
Apoio a todos

(Foto: Henrique Raynal CC)
Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que todos os gestores que procurarem as instituições federais, serão atendidos independentemente de ideologia política.
“Não haverá, em hipótese alguma, um banco, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BRB, o Basa ou o BNDES, deixar de atender aos interesses de um governador ou de uma cidade, por questões ideológicas“, declarou Lula, segundo a nota.
Participação baiana: a nota diz ainda que a Bahia conta com participação maciça de prefeitos e prefeitas em Brasília. E informa que “o encontro oferece mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como segurança pública, enfrentamento das mudanças climáticas, transição energética, saúde, educação e desenvolvimento regional. Além disso, os gestores municipais recebem orientações técnicas sobre financiamento, acesso a recursos federais e modelos inovadores de administração pública“.