“Como eu cuido da minha cidade Cruz das Almas, eu vou cuidar de todas as 17 cidades que fazem parte do Consórcio”; diz Ednaldo após ser eleito presidente do CTR
Por 10 votos a 7 o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), foi eleito na manhã desta sexta-feira (27), presidente do CTR (Consórcio Territorial do Recôncavo), para o biênio 2025/2026. A eleição, ocorreu na cidade de Castro Alves.
O novo presidente derrotou Renata (PSD), prefeita eleita de Conceição do Almeida. A candidata era apoiada pelo atual presidente do Consórcio, Thiancle Araújo. A votação de hoje, apenas ratificou o resultado obtido por Ribeiro na eleição realizada na segunda-feira (16), que, porém, foi suspensa após acusações e trocas de farpas entre os envolvidos no pleito, como divulgou o Acesse News.
Nas redes sociais o novo presidente agradeceu pelos votos recebidos e prometeu se empenhar por todos os municípios que compõem a região. “Tenha a certeza, todos os municípios que participam do Consórcio, podem esperar o empenho e a vontade de lutar. Como eu cuido da minha cidade Cruz das Almas, eu vou cuidar de todas as 17 cidades que fazem parte do Consórcio“, disse ele em vídeo publicado após a eleição (veja mais abaixo).
Formado por 19 municípios, o Recôncavo é, economicamente, uma das áreas mais pobres da Bahia. Números de 2021, mostram que a região representa apenas 0,85% da arrecadação do Estado, conforme noticiou o Acesse News, quando o ex-vice-governador e ex-secretário de Planejamento, João Leão esteve em Cruz das Almas, na “Reunião de Agenda de Desenvolvimento Territorial do Recôncavo“. Clique aqui e confira.
Nos últimos quatro anos, pouca coisa mudou. A expectativa é que a união dos municípios, através do Consórcio, fortaleça a região para atrair novos investimentos.
Em nota divulgada, através da assessoria de comunicação, o presidente eleito do CTR assumiu esse compromisso. “Agradeço a confiança dos colegas prefeitos e reafirmo meu compromisso em trabalhar pela integração e desenvolvimento da nossa região“, prometeu Ribeiro. O comunicado diz ainda, que “a vitória de Ednaldo representa uma derrota significativa para o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), que havia apoiado Renata, na disputa”.