Notícias

MEC estuda o retorno da aplicação do Enem na conclusão do ensino básico

O MEC (Ministério da Educação), estuda a possibilidade da aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como certificação da conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, já a partir do ano que vem. O ministro Camilo Santana, apresentou a novidade ao lado de Manuel Palacios, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação do exame, numa entrevista à imprensa neste domingo (10). A ideia é promover uma convergência entre o Enem e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

De acordo com o ministro, “muitas vezes, o aluno do terceiro ano prioriza a prova do Enem, em detrimento à do Saeb“, disse ele ao justificar que por motivos como esse o MEC “estuda a possibilidade do exame já servir com a prova do Saeb para este aluno“. Camilo Santana prometeu discutir a ideia com a categoria. “Vamos abrir um pouco mais essa discussão com as redes, mas é um passo que nós queremos dar para ter mais eficiência já em 2025”, anunciou.

Informação publicada pela Agência Brasil, diz que essa modalidade de certificação havia sido suspensa em 2016.

PUBLICIDADE

Conforme do MEC, o titular da pasta explicou também que “a ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar”. E completou dizendo que “Isso dá mais abrangência e permite que ele faça a prova e já tenha acesso à educação superior“.

Já o presidente do Inep argumentou que a demanda “traz a possibilidade de discutir o fortalecimento do Enem como um exame que, além de proporcionar o acesso à educação superior, seja um instrumento de certificação do ensino médio e de avaliação das redes de educação básica. Vamos nos dedicar a este estudo, com todo o afinco, para desenhar essa proposta e discutir com todo o país porque trata-se da colocação do Enem numa posição que, de fato, o consagra como grande avaliador de desempenhos“.

Enem 2024: durante a coletiva, Camilo Santana e Manuel Palacios avaliaram a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, edição deste ano. Clique aqui e confira.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo