Clipes & TrailersNotícias

O forró agora é Patrimônio Cultural do Brasil, declara o Iphan

Por suas matrizes tradicionais, o Forró foi declarado como Patrimônio Cultural do Brasil. A aprovação aconteceu nesta quinta-feira (9), pelo o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), após cerca de 10 anos na fila de espera.

Formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil, o conselho que votou de forma virtual, também elegeu o forró como um Super Gênero Musical, por reunir ritmos nordestinos, como: o baião, xote, o pé-de-serra, o chamego, o xaxado, a quadrilha e o arrasta-pé.

O pedido de reconhecimento do principal ritimo do nordestino como patrimônio cultural, foi protocolado em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba.

Em seu Instagram, a entidade parabenizou os envolvidos no processo. “A Associação Cultural Balaio Nordeste, em nome da sua presidente e autora do pedido do registro de certificação das matrizes culturais do forró como patrimônio cultural imaterial brasileiro, Joana Alves, parabeniza aos que de forma direta e indireta contribuíram para esta certificação. O processo foi aberto em 2011 e a definição aconteceu hoje (09) de dezembro, numa reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)… Viva o forró!🪗”.

A declaração

Em reunião virtual, o Conselho reconhece o forró como Patrimônio do Brasil (Imagem: Reprodução/Divulgação)

Os componentes do conselho fizeram uma análise detalhada das matrizes do forró que foram registradas em audiovisual. A relatora da processo, Maria Cecília Londres, destacou as origens do ritmo musical nordestino e da palavra forró.

O Forró é Patrimônio Cultural do Brasil!! 🎉 O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou o registro das Matrizes Tradicionais do Forró por unanimidade“!👏, também legendou o Iphan em sua conta no Instagram.

Foram consideradas também, todas as as atividades que envolve essa cultura, entre elas, as escolas de dança, artesanatos, orquestras sanfônicas e a preservação dos seguintes instrumentos: rabeca, sanfona, triângulo, pífanos, zabumba etc.

Confira a declaração do voto da relatora

Deixe seu comentário... é importante para nós!

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: