PUBLICIDADE
DestaqueEditorial

Carnaval de Salvador não tem igual: ainda que São Paulo e Rio estejam investindo nos “Blocos de rua”, mas SSA tem o “molho” e o AN foi lá conferir

É fato que atualmente, além de Recife, que assim como Salvador, já é tradicional levar uma multidão para as ruas, outras capitais como o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, esse movimento vem ganhando força a cada ano. Na capital paulista, os chamados “Blocos de Rua“, começaram a potencializar a folia pelas principais ruas da cidade por volta de 2014.

Tanto os organizadores paulistano, quanto fluminense, têm investido em alguns blocos locais e contratados trios elétricos e nomes fortes do “, Axé Music”.

Naquele ano, ainda como um simples folião, o hoje, repórter e editor do Acesse News estava lá. Viu de perto, tudo acontecer. As principais ruas do “Centro Velho”, como Praça da República, Rua da Consolação e bairro Santa Cecília , serviram de termômetros para medir a força e a proporção que essa festa ganharia por lá. E nos anos seguintes, as imediações do Parque Ibirapuera e, principalmente a Avenida 23 de Maio, revelaram o ápice desta folia. Não pode esquecer também, da Vila Madalena.

Até então, o Acesse News ainda não existia para registrar alguns desses momentos. O portal foi criado em maio de 2017, com o nome Blog do JC. E aí, no carnaval de 2018, fez a sua primeira cobertura (clique aqui e confira). Em 2019, no mês de fevereiro, o blog ficou fora do ar, por problema causado pela empresa que o hospedava (posteriormente a processamos e ganhamos a causa). 2020, 2021 e 2022, não teve a festa momesca, por conta da pandemia do Covid 19. – Em abril de 2021, em razão da crise da pandemia, retornamos para Cruz das Almas. E em agosto daquele ano, aconteceu a mudança do nome Blog do JC, para Acesse News.

Em 2023, mesmo distante, aí já o Acesse News, continuou noticiando o carnaval de rua da maior metrópole da América Latina. Com o avanço da festa, a prefeitura paulistana anunciou cerca de 15 milhões de pessoas espalhadas pelas ruas da cidade, curtindo os 511 blocos credenciados (leia aqui). Esses números seguiram aumentando em 2024 e no ano passado, os organizadores divulgaram um público de 16 milhões distribuídos nos 601 blocos (confira clicando aqui).

Para 2026, a expectativa é que os números continuem numa crescente. O detalhe, é que São Paulo além de ser a capital mais populosa do país, a medção do público do folia é feita considerando três períodos: pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval.

Mas nada disso se compara a Salvador. A captal baiana parece ter um “molho” dferenciado. O ritmo e a vibe da festa por aqui, “são outros quinhentos”. Aqui, o chão treme, o coração dispara e ninguém fica parado!

– E essa é a primeira vez que o Acesse News, conferiu de erto, esse megaevento soteropolitano.

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo