*Por: Fernando Paiva
O Rio de Janeiro terá a primeira rede mesh de comunicação de dados por feixes de luz do mundo. Serão instalados mais de 20 links com essa tecnologia interligando escolas, hospitais e órgãos municipais localizados em favelas e outras regiões de difícil instalação de fibra óptica. Para tanto, foi firmada uma parceria entre a prefeitura carioca e a Taara, empresa desenvolvedora dessa tecnologia. A Taara nasceu dentro do X (Moonshot Factory), laboratório de inovações da Alphabet, controladora do Google.
A solução de transmissão de dados por feixe de luz da Taara alcança velocidade de 20 Gbps a uma distância de até 20 Km. Essa tecnologia serve para estabelecer conexão direta entre dois pontos, desde que haja visada entre eles. Seus feixes de luz são invisíveis para os olhos humanos.
Essa tecnologia vem sendo implementada pela Taara na Índia e na África para atender áreas hoje desprovidas de fibra óptica. Trata-se de uma solução de rápida implementação, pois dispensa obras para escavar o chão para passar cabos. É útil especialmente para alcançar áreas de difícil acesso, como o alto de montanhas, ou para superar obstáculos naturais, como grandes rios. E ainda tem a vantagem de não sofrer interferência de outras tecnologias sem fio que usam frequências de rádio.
A desvantagem é que a transmissão é prejudicada se algo atrapalhar a visada, como neblina, fumaça, poeira ou até mesmo a passagem de pássaros.
Taara e Rio AI City: o CEO da Taara comentou a novidade no blog da empresa. A parceria com a capital fluminense faz parte do projeto Rio AI City, que pretende transformar o Rio de Janeiro em um dos pólos mundiais de data center.
—————

*Fernando Paiva é editor do Mobile Time.