
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), disse está debruçado e já na fase conclusiva do relatório sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindage, que trata sobre a anistia de políticos envolvidos em crimes no Brasil. Ele prometeu que o documento estará pronto para ser votado no Senado, na manhã desta quarta-feira (24).
A confirmação do relator foi numa entrevista à jornalistas da GloboNews, nesta segunda-feira (22).
Ao ser perguntado se teria votos suficientes para derrubar a PEC após o “termômetro”, das manifestações do fim de semana nas ruas de algumas capitais do país, contra a anistia, o senador respondeu: “Sim, hoje [ontem] tem voto para derrotar a PEC tanto na Comissão, quanto no Plenário“. E complementou dizendo acreditar que a votação seja encerrada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), sem precisar ir ao plenário.
PUBLICIDADE Google Adsense
Na semana passada a Câmara dos Deputados aprovou a proposta no Plenário, por 344 votos a 133. Confira como ficou a votação completa aqui. O documento seguiu para análise do Senado, onde o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), já havia sinalizado que a proposta não passará na Casa.
Além de políticos com mandatos eletivos, a PEC também estende o privilégio, para presidentes de partidos políticos com representantes no Congresso.
Alessandro Vieira disse entender que a proposta é equivocada, “porque ele fere frontalmente alguns dos princípios que são basilares da Constituição…” e afirmou ser uma “PEC que protege bandido”. Ele falou ainda sobre alguns deputados que votaram a favor da PEC e agora estão gravando vídeos se dizendo arrependidos depois da repercussão negativa. Clique aqui e confira a entrevista.