PUBLICIDADE
DestaqueNotícias

“Um em cada cinco lubrificantes vendidos no mercado é falsificado” diz a ABCF

Uma constatação da ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), afirma o que muitos donos de veículos já sabem ou desconfiam: que nem todo óleo protege o motor do carro. Segundo a entidade, “um em cada cinco lubrificantes vendidos no mercado é falsificado, colocando em risco a segurança de motoristas em todo o país“, diz em texto divulgado no portal do ICL (Instituto Combustível Legal), na semana passada.

A associação indica do que é feito o falsificado e os danos que pode causar no veículo. “Esses produtos ilegais são feitos com insumos reciclados ou fora de padrão, podendo provocar danos sérios, como formação de borra, corrosão de peças, entupimento de dutos e até o travamento do motor em movimento“. 

Por causa disso, o ICL lançou uma campanha nacional, intitulada “Veneno para o carro” (veja o vídeo abaixo), “para sensibilizar motoristas sobre os riscos ocultos que os lubrificantes adulterados representam, tanto para a segurança dos veículos quanto para a economia“.

O objetivo é justamente educar os consumidores sobre como identificar óleos adulterados, destacando a importância de escolher produtos de qualidade com selo de autenticidade e registro da ANP“, destaca a publicação. “A proposta é não apenas alertar, mas engajar os motoristas para que tomem decisões mais informadas e responsáveis, evitando os danos causados por lubrificantes falsificados“, complementa.

Denunciar: o Instituto orienta os motoristas a se prevenir ao trocar o óleo do veículo. “Peça a nota fiscal, pois ela é a sua principal ferramenta para buscar seus direitos. O site do ICL tem uma seção exclusiva que te ajuda a encontrar o órgão certo para fazer denúncias envolvendo lubrificantes falsificados, irregulares ou vendidos sem autorização da ANP“. Para isso, basta acessar este site e depois clicar na seção Denuncie, no topo da página. 

Confira o víideo.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo