A BYD apresentou ao público nesta terça-feira (1), o primeiro carro brasileiro e 100% elétrico fabricado em Camaçari, na Bahia. Trata-se do modelo BYD Dolphin Mini, definido como um veículo acessível, com tecnologia de ponta e o mais vendido no país. O momento foi considerado histórico para a indústria nacional, simbolizando uma nova era na mobilidade urbana.
O local da exposição foi a própria fábrica da BYD, recém-inaugurada no município baiano, — um complexo industrial de última geração. De acordo com a nota enviada a imprensa, desde sua estreia global, o BYD Dolphin Mini já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025, pelo World Car Awards. No Brasil, já foram vendidas 34 mil unidades.
“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirma Stella Li, Vice-presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas e Europa.
PUBLICIDADE

Investimento: foi anunciado que a BYD está investindo R$5,5 bilhões no complexo baiano, em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados (o equivalente a 645 campos de futebol). O projeto promete gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos até a fase final. No começo a previsão é fabricar cerca de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil unidades na segunda fase. “Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local“. Também ambiciona desenvolver um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros, para rodar com gasolina e etanol, “esse motor combina a tecnologia elétrica da BYD com um desempenho e eficiência de última geração“.
Segundo as informações, no mesmo dia, também foi apresentado o primeiro super híbrido brasileiro da marca, o Song Pro. A previsão é que a produção inicial em escala de três dos modelos nacionais, o BYD Dolphin Mini, o Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS), comece já nas próximas semanas.
Em sua avaliação, Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil, destacou: “estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros“.
O governador Jerônimo Rodrigues, celebrou o momento: “estamos fazendo história e colocando a Bahia, mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética. Esta nova etapa que estamos presenciando na fábrica da BYD, em Camaçari, mostra a força e o potencial do nosso estado, e tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade. O Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, também segue firme para continuar garantindo geração de emprego e renda para o povo baiano, mantendo os índices favoráveis que a Bahia registra atualmente, com oferta de mão de obra qualificada e mais oportunidades, não somente em Camaçari, mas em toda a região metropolitana“.
Emprego: ainda conforme as informações, “nas últimas semanas, mais de 400 colaboradores brasileiros foram contratados para a fábrica. No total, mais de 1.000 pessoas já trabalham na planta de Camaçari apenas para a BYD, sem contar os prestadores de serviços que somam mais algumas centenas de postos de trabalho“. A empresa diz ainda que até o fim deste ano, mais de 3.000 vagas serão preenchidas. “Entre as posições oferecidas, haverá oportunidades para engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo“.
Contratação: a BYD informou que nos próximos dias dará os detalhes para as inscrições, que serão feitas em parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari, visando incentivar a contratação de mão de obra local.
Para o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, “a fábrica da BYD em Camaçari é uma realidade. Ela vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município ao ativar toda a cadeia produtiva de automóveis elétricos e híbridos, estimular o surgimento de novos serviços em Camaçari e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no complexo industrial. Estamos felizes por Camaçari ter sido escolhida para receber este investimento, que abre um novo capítulo na industrialização da região e de toda a Bahia“.
Tecnologia de ponta
Anuncie

A marca garante tecnologia de última geração, automação inteligente e controle total de todas as fases da produção. “A linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo“, sintetiza o comunicado. E afirma que um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Robôs cuidam da instalação de vidros e fixação de baterias, em um espaço é tridimensional que facilita o desempenho das tarefas.
A eficiência e conforto na realização dos trabalhos podem ser conferidas, por exemplo, através da aferição do sistema exclusivo de fricção que mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis. O prédio principal ocupa uma área de 156.800 metros quadrados, sendo um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos.
Tyler Li, presidenta da BYD no país, diz que “o Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Desde 2014 estamos investindo continuamente e já construímos uma base sólida para acelerar a transição energética no país. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo e com estratégias sólidas no longo prazo“.
Fornecedores de peças: a BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. Entre eles está a Continental Pneus de Camaçari. Além de vizinha da fábrica, a empresa já tem mais de 150 anos, se consolidando como uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
Histórico da obra: a fábrica de Camaçari foi anunciada em julho de 2023 em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador. O empreendimento ocupa o mesmo espaço deixado pela Ford. As obras começaram em março de 2024 e no final do primeiro semestre de 2025, já apresenta o primeiro exemplar produzido.