*Editorial – Por: Dell Santana
Neste dia 1º de maio, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), está completando dois anos e quatro meses de gerenciamento do Estado da Bahia. Isso mesmo, administrando para os 417 municípios baianos.
Porém, algumas localidades, a exemplo de Cruz das Almas, 2º maior município em número de habitantes do Recôncavo, até agora recebeu pouquíssimo investimento em obras ou outros benefícios significativos deste governo. – Mas é bom que se pondere, esse defict, certamente não é porque o governador não queira investir por aqui, possivelmente seja porque os políticos locais, aliados do senhor, que deveriam auxiliá-lo para trazer as obras pra cá, não têm feito a lição de casa.
Por causa disso, até este dia 1º de maio (data simbólica para o trabalhador) o Partido dos Trabalhadores (nesta gestão governamental) infelizmente não tem trabalhado por Cruz das Almas, da maneira como já deveria está acontecendo.
Esses seus aliados daqui, governador, parece vivem “dormindo de toca”. Enquanto isso, os adversários “nadam de braçada”. E mesmo que às vezes, ao nadarem, eles dêm alguns mergulhos em águas meio turvas, do outro lado do rio há uma plateia pronta para aplaudi-los pelo esforço, ainda que suponham haver algum preço à ser pago, um dia.
Porventura o senhor deseja melhorar sua avaliação em Cruz das Almas, precisa e rápido, dá uma reciclada na maneira dessa sua trupe fazer política por aqui. – Que eles sigam seu exemplo carismático e trabalhador (diga-se de passagem, característica essa, parecida com o atual prefeito). E mais do que nunca, esses seus aliados saiam do jogo do engodo e adotem a estratégia da política da ação e execução.
Coisas que seus opositores, em certa medida, vêm fazendo.
É de conhecimento da maioria dos cruzalmenses que, além de ser o gestor do Estado, o senhor tem uma “história” pessoal com esta cidade. Isso inclusive já foi falado publicamente pelo senhor mesmo e lembrado, sempre que possível, por esse seu grupo político… O senhor cursou faculdade e posteriormente lecionou (na UFBA/UFRB), morou e constituiu família, fez amizades, etc. Todas essas conquistas, aqui, na terra de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Posteriormente por “ossos do ofício”, o senhor precisou se ausentar de Cruz das Almas (embora seja natural de Aiquara), foi morar em Salvador, para ocupar, entre outras funções, o cargo de secretário estadual da Educação, de onde saiu para concorrer e galgar êxito, para comandar o principal Estado do Nordeste do pais.
Na época em que morava pelas bandas de cá, não era sua obrigação conhecer as demandas da população local. Mas hoje como mandatário do Estado, é de se esperar uma retribuição sua para esta Cruz das Almas. E para isso, é lógico, o senhor precisa ter aqui parcerias bem atentas, para apresentar ao seu gabinete ou aos gabinetes de seu secretariado, as principais necessidades deste povo, para uma atuação mais assertiva.
E foi exatamente por isso que o senhor bradou em praça pública em discurso, durante a campanha do ex-candidato à prefeitura em 2024, por sua sigla partidária, afirmando naquele dia, que ele e os demais componentes do grupo, eram os olhos, os ouvidos e a voz do seu governo por aqui.
Em outras palavras, o senhor estava dizendo que caberia a esses “apoiadores”, enumerar as demandas mais urgentes dessa população e levá-las ao Palácio de Ondina para sua análise e assinatura da ordem para a execução dos serviços.
Pois é governador, sendo assim, esses representantes à quem o senhor confiou essa missão, estão deixando o senhor cego, surdo e mudo, em relação ao clamor do povo daqui. Porque, ou esse pessoal vive em outro planeta, ou realmente é “a turma do atraso” mesmo (quem deu esse título foi o atual prefeito) pois, aparenta não está nem aí para o que os cruzalmenses, há tempo, vêm necessitando em termos de ação do Estado.
Acredite governador… esta Cruz das Almas realmente necessita muito de sua atuação por aqui…
Não como político partidário, mas como um “militante” da boa imprensa, farei aqui, o que deveriam seus “companheiros de militância” já terem feito com mais veemência… apresentarei algumas indicações às quais o senhor deve agir com certa urgência: a Regulação precisa melhorar muito; a BA do Inhame já deveria ter sido concluída; a pavimentação da estrada da Pumba está esburacada; o SAMU e a 27ª CIPM, precisam ter centrais de atendimentos por aqui e não em SAJ; e principalmente, traga ao menos umas duas indústrias e ou fábricas para gerar empregos.
Outro detalhe, para finalizar, governador… NÃO entre na tática falida dessa sua turma aqui de Cruz, esperar para ANUNCIAR obras ou outros benefícios, às vésperas de CAMPANHA ELEITORAL… pois o povo não acredita mais nessa demagogia.
——————

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).