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 “Esquentou o Clima”: projeto promove reflexões sobre questões climáticas para crianças de São Paulo

Ações contam com apresentação de uma peça de teatro, bem como a produção e distribuição de livros

Por: Assessoria de Comunicação

Nos dias 19 e 20 de março, as crianças de São Paulo receberão o projeto “Esquentou o Clima”, com o intuito de conscientizar a respeito de questões climáticas. De acordo com dados da Organização Meteorológica Mundial, o ano de 2023 foi o mais quente da história do planeta. Somente no Brasil, a média das temperaturas do ano ficou em 24,92º, 0,69º acima da média histórica de 1991/2020.

Diante desses dados, “Esquentou o Clima” tem como objetivo promover a conscientização sobre questões climáticas, apresentar soluções e estimular a motivação, especialmente entre as crianças. Isso será feito por meio da criação e apresentação de uma peça de teatro inédita com o nome do projeto, além da produção e distribuição de livros sobre o mesmo tema. Todas as atividades serão gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

Os objetivos do projeto “Esquentou o Clima” incluem ensinar e motivar as crianças a adotar práticas sustentáveis, como a economia de energia e o manejo consciente de resíduos. O projeto busca informar sobre a relação entre as ações humanas e suas consequências ambientais, promovendo a consciência ecológica. Além disso, pretende incentivar e divulgar as artes cênicas e a literatura, ao mesmo tempo em que ensina as crianças a cuidar e preservar a natureza.

O projeto conta com intérpretes de libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Esquentou o Clima’ tem a produção da Incentivar, apoio da Komedi e Webka, com patrocínio do Grupo Thales e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

A Thales se orgulha por patrocinar um projeto que reflete seu compromisso com a conscientização climática, a educação e a inclusão. Este projeto inspira crianças e jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e, além de informar, também motiva as novas gerações a cuidar do nosso planeta”, comenta Luciano Macaferri, Vice Presidente da Thales para América Latina e Diretor Geral da Thales no Brasil.

O Grupo Thales: A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores aborda vários desafios importantes: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão. A Thales tem mais de 83.000 funcionários em 68 países. Em 2024, o Grupo gerou vendas de 20,6 bilhões de euros. O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento em áreas-chave.

O Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do Imposto de Renda. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. [Os promotores dos eventos] ‘têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades‘.

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