“Cidade da Música”: Salvador anuncia mais de 60% da obra já pronta; Cruz das Almas prometeu o mesmo projeto há mais de 4 anos, mas até agora nada
A prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira (11), que “as obras do Complexo Cidade da Música continuam avançando e chegaram aos 60% de execução. O projeto contempla a Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos, que seguem em ritmo acelerado de construção“.
Segundo o comunicado enviado à imprensa, o projeto vai homenagear o maestro Letieres Leite “que faleceu em 2021 e ficou marcado por sua atuação fundamental na construção da história da música feita em Salvador, a exemplo da criação da Orkestra Rumpillezz, que funde as matrizes percussivas do candomblé com o jazz“.
As obras estão sendo executadas pela Sucop (Superintendência de Obras Públicas), após a conclusão prevista para o segundo semestre deste ano, será gerida pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). “No edifício destinado à Escola de Música e Artes, algumas etapas já foram concluídas, como as fundações, reservatórios internos, casas de bombas, estruturas e lajes do primeiro ao nono andar. Também foram finalizados a concretagem das paredes, a cobertura do reservatório subterrâneo, além da construção de pilares, vigas e lajes dos nove pavimentos“, diz a prefeitura.
Foi informado ainda, que o casarão onde ficará a Sala de Espetáculos, “as intervenções incluem a instalação da caixa dos elevadores e do reservatório inferior, além da restauração das paredes e do restauro interno das fachadas, já concluídas… foram finalizados os trabalhos nas paredes, laje subterrânea, pilares dos elevadores, vigas e escadas do quarto ao quinto pavimento da área de serviços“. E destaca que “a estrutura metálica do espaço está 98% concluída, e atualmente as obras se concentram na instalação da estrutura para os equipamentos cênicos, finalização da cobertura metálica, levantamento das alvenarias em bloco cerâmico e colocação do piso em madeira de lei. Na sequência, será executada a cobertura com telhas cerâmicas, além dos acabamentos e revestimentos finais“.
Espaços: com projeto elaborado pela FMLF (Fundação Mário Leal Ferreira), “a Escola de Música e Artes e a Sala de Espetáculos serão integradas à Cidade da Música da Bahia e à Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal, formando assim o Complexo Cultural Cidade da Música. Os equipamentos estão sendo erguidos a partir do reaproveitamento de uma ruína do século XVII, de forma a restaurar, preservar e conservar este patrimônio histórico da cidade“.
Investimento: cerca de R$70 milhões estão sendo investidos em uma área de 776 m². “A Escola de Música e Artes, implantada em um prédio com dez andares, vai atender à grande demanda por capacitação de técnicos da economia criativa da música. Já a Sala de Espetáculos será um espaço para eventos que comportará um público de cerca de 200 pessoas e dará suporte às aulas práticas da Escola de Artes e Tecnologia“, afirma o comunicado. “Os recursos para a construção da Escola de Artes e Tecnologia e da Casa de Espetáculos são oriundos de parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)“, finaliza.
Cidade da Música de Cruz das Almas?

(A pavimentação intertravada que já está mais avançada, porém não acabada, é a única obra do projeto no local – Foto: Acesse News, 2024 )
Em rápida pesquisa no arquivo do Acesse News, sobre a promessa do prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), de que será executado um projeto denominado “Cidade da Música” na área onde está sendo realizado a festa do São João, foram encontradas algumas matérias referentes ao assunto. Mas a obra, siquer teve início.
Em novembro de 2020, após ter sido eleito pela primeira vez, o gestor postou um texto na própria conta no Instagram que dizia que ele estava em Brasília em busca de recursos no Ministério do Turismo para a obra do projeto. Na ocasião o AN reproduziu parte do conteúdo com o título Prefeito vai à Brasília com ‘pacote’ de projetos para Cruz das Almas, onde falava que a Cidade da Música incluia: um Centro Cultural, um Museu, uma Escola de Música e um Centro de Eventos. “Será um grande projeto para Cruz das Almas, vamos reunir em um só lugar vários equipamentos culturais”, destacava um trecho da legenda.
Em fevereiro de 2022, em comunicado a prefeitura divulgou e novamente Acesse News também noticiou, desta vez sob o título Cidade da Música será o novo espaço do São João de Cruz das Almas, abordando que o Ministério da Cultura e Turismo já havia “empenhado R$960 mil” para o início das obras.
Também em fevereiro do ano passado, uma nova nota da gestão municipal anunciava o início das obras. Desta vez, intitulada pelo AN como Cruz das Almas: projeto “Cidade da Música” começa a ganhar forma, no espaço do São João“, a matéria reproduziu trecho do comunicado que afirmava: “estamos investindo na requalificação do espaço do São João (nossa Praça Cidade da Música), para transformá-la em um ambiente de lazer para as famílias cruzalmenses durante todo o ano. Esta obra reafirma nosso compromisso com a promoção da cultura e do lazer na cidade“.
O fato é que, até março de 2025, a única obra física ainda inacabada existente no local, é a pavimentação intertravada da pista de dança do forró do “Circuito Luiz Gonzaga“. Bem diferente do espaço para cultura e lazer “durante todo o ano“, conforme prometeu o prefeito.