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Volta às aulas: guia para proteção de crianças e adolescentes online

Publicação aborda riscos da exposição digital e orienta criadores de conteúdo sobre proteção de crianças e adolescentes

*Por: Assessoria de Comunicação | Imagens: Divulgação

Com a volta às aulas, é fundamental que pais, educadores e alunos estejam atentos aos riscos do ambiente online, e o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: Como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”, desenvolvido pela ONG de Educação Midiática Redes Cordiais, em parceria com o ITS RIO (Instituto de Tecnologia e Sociedade Independente e sem fins lucrativos), oferece orientações valiosas para prevenir e combater o cyberbullying, promovendo um uso seguro e responsável da internet.

Lançado em janeiro de 2025, o guia surge em um contexto alarmante no Brasil, onde, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2024, 42% das crianças e adolescentes já presenciaram discriminação online e 29% relataram ter sido vítimas de situações ofensivas ou perturbadoras. As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet também atingiram um recorde em 2023, ultrapassando 70 mil casos registrados, de acordo com a Safernet.

Guia é lançado no contexto de Brain Rot e da proibição de celulares nas escolas

O guia convida influenciadores digitais a se tornarem aliados na proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual, e chega em um momento estratégico: a volta das férias escolares, período em que os jovens passaram mais tempo conectados. “Precisamos debater o impacto do conteúdo digital consumido pelas crianças e adolescentes, especialmente nos períodos em que a exposição às telas aumentou O guia ensina como incentivar a navegação segura na internet e qual é a melhor linguagem para fazer isso”, afirma Clara Becker, cofundadora e diretora-executiva do Redes Cordiais.

A TIC Kids Online 2024 aponta ainda que apenas 31% das crianças e adolescentes buscam o apoio dos pais ou responsáveis quando se encontram em situações difíceis no ambiente digital. Por isso o guia também aborda a mediação parental, que consiste em adotar estratégias para uma navegação mais segura. Isso inclui o uso de ferramentas digitais que permitem acompanhar o consumo de conteúdo, restringir páginas impróprias, limitar o tempo de uso e até monitorar a localização dos dispositivos das crianças e adolescentes.

O papel dos influenciadores aqui seria orientar pais e responsáveis sobre práticas de segurança digital e promover a conscientização sobre a importância de um ambiente online mais protegido, ajudando a construir uma rede de cuidado e responsabilidade que empodera famílias e protege crianças e adolescentes. Becker sinaliza que “na mediação parental, o diálogo entre responsáveis e jovens é essencial para que essas medidas sejam percebidas como proteção, e não como controle ou invasão de privacidade”.

Guia é lançado no contexto do “brain rot”

A publicação chega no momento em que o Dicionário de Oxford anuncia “brain rot” como a “palavra do ano” em 2024. O termo pode ser traduzido como “decomposição ou apodrecimento do cérebro” e se refere aos efeitos do consumo excessivo de conteúdo online considerado superficial ou pouco desafiador. “O debate sobre o impacto desse fenômeno reforça a necessidade de iniciativas como o guia”, comenta Ana d’Angelo, diretora de comunicação estratégica do Redes Cordiais. “Os influenciadores têm um papel estratégico na criação de ambientes digitais mais seguros. Ao engajá-los, multiplicamos o impacto dessa conscientização e ajudamos a prevenir situações de risco”, completa.

O guia alerta ainda sobre outras questões emergentes, como o aumento do consumo direcionado por anúncios nas redes sociais e a exposição a padrões irreais de consumo, que afetam diretamente o público infantojuvenil. Segundo a pesquisa do Instituto Alana, 87% dos entrevistados acreditam que as propagandas nas redes incentivam o consumo excessivo entre crianças e adolescentes.

Para o parceiro ITS Rio, o guia é um recurso significativo para ampliar a segurança digital e apoiar pais e responsáveis na educação infanto-juvenil. “Promover a segurança digital vai além de proteger os mais jovens contra ataques diretos. É sobre garantir que o ambiente digital fomente um desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes, livre de experiências que possam impactar negativamente sua saúde mental“, afirma Celina Bottino, diretora de Projetos do ITS Rio.

O “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?” faz parte da ação “Redes de Proteção”, iniciada em novembro de 2024, com uma visita de 25 influenciadores que dialogam com o público infanto-juvenil, a Secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa contou com o apoio do YouTube, TikTok, Discord e Xavier Vasconcelos Advogados.

Os influenciadores que participaram da criação do guia foram: @Armando Colussi, @Cecília Dassi, Cris e Paulo Coimbra, (@euemeustrês), @Eduarda Duarte, @Erick Clepton, @Fernando Fernandes, Hallison Paz (@programaçãodinâmica), @Januária Alves, @Jooj Natu, @Juliana Braga, @Karen Scavacini, @Lua Barros, @Luiza Brunet, @Márcia Tosin, Maria Mello (@InstitutoAlana), Mariana Fulfaro (@manualdomundo), Natália Bastos (@NataliaPediatra), Rosilene Costa (@MovimentoAutônomodeMães-Mama), Pilar Ramirez (@TheInternationalCentreforMissingandExploitedChildren-ICMEC), @Tadeu França, @Sheylli Caleff, Shirley Hilgert (@macetesdemãe), Vanessa Cavalieri (@protocoloeutevejo) e @Yasmin Garcez.

Sobre o Redes Cordiais: O Redes Cordiais foi criado em 2018 com a missão de construir redes mais saudáveis e confiáveis. Um espaço público de diálogo e troca, numa internet livre, no qual a liberdade de expressão crie comunidades comprometidas com diálogos democráticos. Em parceria com entidades e outras instituições dos setores público e privado, aposta na educação midiática e no conjunto de habilidades que permite lidar de maneira responsável e crítica com as mídias, do jornal impresso aos vídeos do aplicativo da vez. Aposta no poder do diálogo, na informação de qualidade que o jornalismo ajuda a difundir e na tolerância. Saiba mais em www.redescordiais.org.br.

Sobre o ITS Rio: A missão do Instituto de Tecnologia e Sociedade é assegurar que o Brasil e o Sul Global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades fornecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade. Por meio de pesquisa e de parcerias com outras instituições, o ITS Rio analisa as dimensões legais, sociais, econômicas e culturais da tecnologia e promove melhores práticas de regulação que protejam a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento. O instituto também oferece educação em formatos inovadores. Saiba mais em itsrio.org.

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