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Nova Carteira de Identidade: SACs de Santo Antônio de Jesus e mais 6 municípios passam a emitir o documento a partir de quinta-feira; Cruz das Almas, em breve

O CIN (Carteira de Identidade Nacional), nova nomenclatura do antigo RG (Registro Geral), que na Bahia já é possível ser emitida nos postos SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), acaba de chegar a mais sete unidades no interior do Estado, a partir desta quinta-feira (29).

Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença, são os municípios contemplados para fornecer o novo documento para as populações locais de localidades próximas, nessa nova etapa de ampliação do serviço.

Cruz das Almas: antes que apareçam políticos se dizendo autores de projeto para trazer o serviço para o município, às vésperas das eleições, “na verdade, o serviço vai chegar na Rede SAC toda. O que é óbvio. Mas nós estamos fazendo isso gradativamente. São etapas. Em breve, vai chegar no Ponto SAC Cruz das Almas e em todos da rede“, foi o que disse ao Acesse News, uma fonte vinculada à SAEB (Secretaria de Administração da Bahia), ao ser questionada pela reportagem, o motivo de o serviço ser disponibilizado para o SAC santoantoniense e a unidade cruzalmense também não fornecê-lo nesse momento.

O atendimento para fazer a CIN, será exclusivamente via agendamento prévio, através do aplicativo ou pelo portal ba.gov.br, ou pelo call center, por telefone (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

De acordo com a nota, na Bahia a CIN é realizada pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica), órgão ligado à SSP (Secretaria de Segurança Pública) e responsável pelo IIPM (Instituto de Identificação Pedro Mello), em parceria com a Saeb, através do SAC.

Gratuito e CPF: a informação é de que, “a primeira via da CIN é gratuita e terá o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como número único de identificação“. – Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). “Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia“.

Entre as novidades, a CIN “permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão“, destaca o informativo da Saeb. “Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão“, afirma, ressaltando que havendo a mudança de nome na certidão de nascimento, “fica valendo apenas este novo registro“.

Validade: a CIN tem validade conforme a faixa etária da pessoa: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada“.

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(Imagem: Ilustrativa)

Para mais informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Atualmente 11 postos SAC da capital já fazem atendimento da CIN: Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai. 4 da RMS (Região Metropolitana de Salvador: Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho e em 8 outros postos do interior: Barreiras, Conquista I e II, Feira I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna.

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