Em evento comemoratvo ao Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), data criada em 1999, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o governador Jerônimo Rodrigues assinou uma série de atos voltados para essa parcela da população baiana. O objetivo, segundo o comunicado do Palácio de Ondina, [é] “comemorar conquistas, reconhecer os desafios, apoiar as aspirações e os projetos de futuro dos jovens“.
Promovido pela Cojuve (Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude), o evento aconteceu nesta segunda-feira, na Biblioteca Central, nos Barris, em Salvador.
Entre os programas sinalizados para a juventude do Estado, pelo governador, estão: o Incentivo à Habilitação CNH da Gente e CNH na Escola. A ideia é garantir a isenção total das taxas para a primeira Carteira Nacional de Habilitação e para a mudança de categoria. Para isso, o chefe do Executivo Estadual, enviará o projeto para a Assembleia Legislativa.
PUBLICIDADE
Batizado com a #SouJovs, o programa será em parceria com o Detran (Departamento de Trânsito do Estado). “Um projeto que visa conceder a formação de condutor para o público de baixa renda. O segundo permite ao jovem já começar a formação de condutor no Ensino Médio. Ele começa a formação na escola”, explicou Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran. Ele pontuou que a gratuidade terá início, tão logo os deputados aprovarem.
O foco do projeto, são jovens de baixa renda e estudantes do Ensino Médio ou Educação Profissional e Tecnológica, da rede pública estadual de ensino.
De acordo com as informações, Jerônimo Rodrigues “também assinou decreto que reajusta os valores relativos ao Auxílio Permanência, no âmbito do Programa Mais Futuro, e também do Partiu Estágio“. A promessa é de que, ainda nesta terça-feira (13),’essa medida que envolve as Secretarias da Educação e da Administração‘, seja publicada no Diário Oficial do Estado.