Queda de avião: Senipa diz já está com as caixas-pretas da aeronave para a investigação do acidente; mais de 60 mortos (veja imagem da queda)
De posse das caixas-pretas, técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), iniciam a investigação sobre o que fez o avião, um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, que fazia o voo 2283, cair em um condomínio, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). A aeronave havia saído de Cascavel (PR), com destino a Guarulhos (SP).
Na queda, o avião imediatamente pego fogo, deixando 61 mortos, entre passageiros e tripulantes.
A informação é da Agência Brasil. O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou que são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.
“Isso é importante para a investigação, para [a] gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência…”, disse Moreno.
Ainda segundo a Agência Brasil, “o diretor de operações da companhia aérea Voepass, Marcel Moura, afirmou nesta sexta-feira (9) que a aeronave da empresa que caiu passou por manutenção de rotina na noite de ontem e não apresentou nenhum problema técnico“.
Após o ocorrido, imagens feitas por pessoas que estavam próximas ao local da queda da aeronave, circularam pelas redes sociais. Um dos vídeos ao qual o Acesse News, teve acesso, mostra o avião perdendo o equilíbrio no ar e caindo (veja abaixo – imagens fortes).
Para a imprensa, o técnico do Cenipa explicou: “Depende do grau de destruição dos gravadores, nós temos capacidade de fazer a extração, estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”.
De acordo com o profissional, todas as possibilidades serão analisadas. Desde falha humana, a fatores de meteorologia.
Confira o momento da queda da aeronave (Imagem: Redes Sociais).