CULTURA & LAZERDestaque

A decana Zinha Costa é a mais ‘nova’ imortal da Academia Cruzalmense de Letras

*Texto: Sarah Carneiro e Graça Sena

A Academia Cruzalmense de Letras (ACL), na quarta-feira 26 de julho de 2023, acolheu como acadêmica, a poeta e escritora Maria de Lourdes Nascimento Costa, “Zinha Costa”.

Aos 99 anos, Dona Zinha, publicou seu primeiro livro intitulado Poemas bordados em bastidores. Muito cedo elegeu a palavra como fonte de vida e fez do bordado a sua âncora. Por isso, o título da sua publicação.

Hoje, com 100 anos, Dona Zinha está a ocupar a cadeira Nº 16, cuja patronesse é Armandina Gomes de Santana, conhecida como Dona Lozinha, animadora cultural e diretora de bailes pastoris e outras expressões populares.

A cerimônia de acolhida de Dona Zinha, foi realizada na Casa da Cultura Galeno d’Avelírio e contou com a presença de membros da academia, familiares de ambas as referendadas e comunidade em geral.

O discurso de recepção, proferido magistralmente pelo acadêmico Hermes Peixoto, fez conhecer a todos o impressionante legado de Zinha Costa.

Sua felicidade, ao vestir o fardão e receber o diploma de acadêmica das mãos da presidenta Sarah Oliveira Carneiro, comoveu o público presente. De posse da palavra, a nova acadêmica presenteou a todos com uma fala alegre, evocadora do sagrado e sobremodo inspiradora.

A integração da escritora e poeta centenária Zinha Costa na ACL, se deu a partir do reconhecimento de seu fazer-bordar literário, o que representou um dos mais tocantes e históricos gestos que uma academia de letras já fez neste Brasil, atravessado de belezas, dramaticidades e encantamentos.

Após a fundação da Academia Cruzalmense de Letras, o que ocorreu em 26 de maio de 2022, a partir da Lei 2797/21, iniciativa do mandato do vereador e poeta Pablo Rezende, Zinha Costa é a primeira escritora a entrar na ACL, juntando-se aos 15 outros acadêmicos e outras acadêmicas.

Acolhida calorosamente por seus novos confrades e confreiras, Zinha Costa é a mais recente imortal da ACL, a qual se enche de júbilo em recebê-la. Sua chegada a essa agremiação literária engrandece não só o município de Cruz das Almas e o Recôncavo, mas a toda Bahia!

*Sarah Carneiro, escritora e presidenta da ACL (Academia Cruzalmense de Letras).

*Graça Sena, escritora, atriz e membro da ACL (Academia Cruzalmense de Letras).

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo