DestaqueMODA e BELEZAMODE E BELEZA

Mulheres de 50+: como os desfiles têm influência em modificar a visão do etarismo

*Por: Camila Souza

 A caracterização do etarismo deriva-se do preconceito por idade, seja por uma pessoa mais velha ou por ser jovem. Seguindo nessa linha de raciocínio, com o enfoque nas mulheres que já passaram dos 50 anos, [esse] preconceito é mais intenso e recorrentes, isso porque no meio social, a beleza feminina está interligada ao frescor da juventude, caso contrário, já são vistas com olhares maliciosos de julgamentos, seja pela queda do colágeno ou até mesmo por mudanças em seus corpos.

Esse fator acarreta em algumas [dessas mulheres], interferências que vão determinar a atuação e ocupação dos espaços [em suas] vidas [profissionais, por exemplo]. A exclusão delas em alguns locais de visibilidades e prestígios, são característicos no momento da escolha de quem ocupa ou não determinados cargos. Seja de emprego, ou qualquer outro de concorrência, sendo a preferência maior [por] mulheres mais novas dentro da padronização da sociedade.

Alguns desfiles importantes como Cannes e São Paulo Fashion Week, trazem como forma de representatividade mulheres na faixa etária, após os 50, o que até transmite ali, uma visibilidade momentânea, demonstrando que independente da idade, elas podem ocupar qualquer espaço que desejam.

[Porém], isso não é o suficiente para reverter essa imagem de estereótipos da mulher tida como ideal.

A ocupação daquele espaço no momento do desfile, pode representar importância, devido à visibilidade do poder midiático ali presente, no entanto, ainda sim, o grande número de representantes [nesse meio] é jovial, e representa o padrão que é melhor aceito socialmente. Nesse caso, a exclusão gera restrição da onde aquele corpo de 50+ pode ocupar.. Limitando o potencial, a competência e a beleza feminina, em detrimento da idade.

__________

*Camila da Silva de Souza (@cs.camila), é estudante de jornalismo, cursando o segundo semestre pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – campus Cachoeira). Em colaboração para o Acesse News.

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo