MunicípiosNotícias

Em viagem à Brasília, secretária da Saúde da Bahia consegue dois aceleradores lineares para a oncológica no Estado

Em viagem à Brasília nesta quarta-feira (26), Roberta Santana, secretária da Saúde da Bahia, conseguiu dois aceleradores lineares para ampliar a assistência oncológica no Estado. Os equipamentos foram adquiridos após reunião com Swedenberger Barbosa e Helvécio Miranda, respectivamente secretário Executivo e secretário de Atenção Especializada do MS (Ministério da Saúde).

De acordo com nota divulgada pela Sesab, o anúncio oficial será realizado nos próximos dias pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, quando estará visitando a Bahia. Cada equipamento está estimado em mais de R$ 25 milhões, diz.

“Os equipamentos serão destinados às Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Irecê e Barreiras, qualificando a assistência especializada e aumentando a regionalização da saúde”, explicou Roberta Santana.

Ainda segundo o comunicado, a secretária ressaltou a importância dos aparelhos (Imagem: Reprodução/Divulgação): “os aceleradores lineares possibilitam, simultaneamente, ampliar a oferta de procedimentos e reduzir significativamente o deslocamento dos pacientes do interior para a capital, por exemplo“. Ela acrescentou também, que o Estado está em curso uma licitação internacional para a aquisição de novos equipamentos a fim de ampliar significativamente a sua rede oncológica.

Segundo as informações, na reunião também foram abordados temas como a aplicação da Lei nº 14.434, que institui o piso nacional da enfermagem, a habilitação de novos serviços especializados na Bahia e o incremento do Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade do estado. Outra questão importante tratada no encontro, foi a retomada do diálogo para a devolução de recursos destinados ás UPAs na Bahia, que haviam sido cancelados na gestão anterior do governo federal.

Foi um encontro extremamente positivo que rendeu bons frutos para a saúde da Bahia. O Ministério da Saúde tem se mostrado muito solícito com as nossas demandas e, dessa forma, conseguimos avançar nas discussões. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a saúde de baianas e baianos”, avaliou a secretária.

Deixe seu comentário e compartilhe

Botão Voltar ao topo