PUBLICIDADE
Notícias

Nome de Ìyá Márcia ganha força e apoios para o cargo de Ouvidora Pública do Estado da Bahia

A eleição para o cargo de Ouvidor(a) Geral da Defensoria Pública da Bahia, acontecerá no próximo dia 14. Nesta data, representantes habilitados, de entidades civis poderão eleger três nomes, entre o(a)s candidato(a)s, para compor a lista tríplice. Posteriormente, os eleito(a)s passarão por uma avaliação interna e apenas um(a) será indicado para a função.

Doutora Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem de Capelães do Brasil; Coordenadora da Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Lauro de Freitas); Membro da Renadir (Rede Nacional da Diversidade Religiosa e do Comitê InterReligioso da Bahia); Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador; professora aposentada e colunista do Acesse News, a iyalorixá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè Ìyá Márcia d’Ọ̀gún é uma das concorrentes ao cargo.

Por conta de sua liderança, experiência e credibilidade, seu nome vem ganhando força, com totais chances de ser eleita.

A Iyalorixa é uma mulher participativa e tem posicionamentos decisivos. Falas como a dela (confira vídeo abaixo), reforçada por outros movimentos ajudaram a prefeitura de Salvador a intervir numa obra que prejudicava o Terreiro da Casa Branca, no bairro da Federação. Irregularidades constatadas com base na Lei 9281/2017. E sua luta não é só pelas causas religiosas. Ela também é voz ativa em outras ações sociais, como políticas públicas contra as drogas, apoio a cultura e luta pelas causas das mulheres, entre outras.

Em suas redes sociais @iyamarciadeogun, vem recebendo apoios à sua candidatura, de diversos filhos e filhas de Santo de diferentes Terreiros, além de outros segmentos religiosos, como o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, que fez sua declaração nesse vídeo, o que reforça ainda mais o prestígio e condições dela para assumir o cargo.

As lutas são diárias e mãe Márcia nunca desiste, por esse e outros motivos eu apoio ela para ser a nossa Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia“, escreveu uma seguidora. “Na certeza de que estaremos muito bem representados por ela. Estamos e estaremos sempre juntos nessa luta, minha querida @iyamarciadeogun“, legendou esse outro. “Me chamo Maria Verônica, empreendedora negra e Iyalaxé do Ilê Oba L’oke e quero demonstrar todo meu apoio a ìyá Márcia de Ogum, que está concorrendo ao cargo de Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia…”, diz o card dessa outra seguidora.

Também, o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso vem se engajando na campanha.

Recentemente Ìyá Márcia foi homenageada com a Medalha Zumbi dos Palmares. No ano passado por exemplo, ela participou do Ato Inter-religioso de Salvador: Por um Brasil Laico, onde contou com presenças de diversos segmentos religiosos e movimentos sociais e políticos, para a criação do Comitê de Luta Inter Religioso.

Diante da atual situação e dos últimos acontecimentos que afrontam a laicidade do país, desrespeitando a diversidade religiosa, mas principalmente as Religiões de Matriz Africana, ações como essa são muito importantes! Mas não esqueçamos que não basta ser contra o ódio e racismo religiosos, é preciso ser um agente antirracista religioso, façamos a nossa parte pelo RESPEITO e PAZ…]’, pontuou ela em sua conta no Iinstagran.

Confira o que ela falou sobre a obra que interferia no Terreiro da Casa Branca.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo