– O Reino Unido está com um pé na recessão. A frase contundente é de uma matéria publicada neste domingo (12), no portal da BBC News Brasil.
De acordo com a postagem, o crescimento econômico do país atualmente, está próximo de zero e inflação superou 10%.
Com isso, trabalhadores de setores como transporte e saúde, por exemplo, iniciaram a maior onda de greves dos últimos anos, reivindicam aumentos salariais por conta da perda do poder de compra.
“Organizações como o Escritório de Responsabilidade Orçamentária britânico (Office for Budget Responsibility) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) preveem queda do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023“, diz a postagem.
A expectativa é de quê, se a previsão se confirmar, o Reino Unido poderá ser a única grande economia a entrar em recessão em 2023. Situação pior que da Rússia, que mesmo com problemas financeiros por causa da guerra contra a Ucrânia, poderá escapar da retração econômica.
Segundo a BBC News, pelo mens quatro fatores refletem a situação atual dos britânicos: 1 – Falta de alimentos frescos nas prateleiras dos supermercados; 2 – Comprar a casa própria é cada vez mais difícil e alugar, cada vez mais caro; 3 – Desempenho da economia pior que da Rússia, segundo o FMI; 4 – A espiral inflacionária parece não ter fim. Clique aqui e confira os detalhes.