PUBLICIDADE
Pajubá Àse

“Já é Carnaval, cidade, acorda pra ver”

*Por: Ìyá Márcia d’Ọ̀gún

Quinta-feira de Momo. O dia de hoje é muito esperado por muitas pessoas, principalmente aquelas que são loucas por essa festa, que é a maior festa de rua do mundo…o Carnaval.

É nesse dia que os governantes municipais entregam a chave de suas cidades ao Rei da Folia, o Rei Momo e assim a festa começa e vai até à terça-feira. São seis dias de muita folia!

A cada ano, os foliões aumentam mais um dia à essa festa popular (extra-oficialmente).

Esse ano, além dos já conhecidos Furdunço e Fuzuê, nossa cidade teve vários bailes e cortejos de trios independentes, desde o final de semana passado. E levando em consideração que essa festa está sendo retomada depois de dois anos por causa da pandemia, não podemos negar que a expectativa por sua chegada oficial e a ansiedade dos foliões estão nas alturas.

Já ouvi, de pessoas próximas a mim, relatos de entradas nos postos de emergência, com quadro de cefaleia tensional, que nada mais é do que o sintoma de dores de cabeça por causa de expectativa e ansiedade incontroláveis.

Muitas pessoas estão chegando de outras cidades, de outros estados e até de outros países, para o Carnaval [de Salvador], que é considerado “o melhor do mundo“.

Gostaria de chamar a atenção de vocês para o fato de que temos enfrentado tempos muito violentos, e que sentimentos negativos como maldade e perversidade estão ativos na nossa vida cotidiana, mais do que antes.

Por isso devemos redobrar nossas atenções, para que não sejamos envolvidos em confusões, brigas e incidentes desnecessários, quando estivermos no circuito da folia. Afinal de contas, essa é a festa que se celebra a alegria e qualquer coisa diferente disso deve ser evitado.

Queremos brincar o Carnaval com muita alegria e paz. Estaremos celebrando, o fato estarmos vivos depois de tudo que enfrentamos nos últimos anos.

Por isso, conectados com os Nossos Sagrados, não permitiremos sermos envolvidos por nenhuma energia de violência!!!

Que Bàbá Ẹ̀ṣù, como o Ọ̀riṣà da alegria e regente dessa festa, permita que tenhamos nossa diversão garantida pela paz e segurança🙏🏾. FELIZ CARNAVAL 🎉🎊🎉🎊🎉🎊🎊

*@Ìyá Márcia d’Ọ̀gún é Iyalorixá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè, um Terreiro de Tradição Ijexá, em Lauro de Freitas; Doutora Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania e Ordem de Capelães do Brasil; Coordenadora da Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Lauro de Freitas); Membro da Renadir (Rede Nacional da Diversidade Religiosa e do Comitê InterReligioso da Bahia); Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador; além de professora aposentada.

  • Os textos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo