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Segurança no carnaval: trios e motoristas passam por perícias no DPT e Corpos de Bombeiros

Trios elétricos, mini trios, microtrios, carros de apoio e outros veículos que vão desfilar no Carnaval baiano deste ano, começaram a ser vistoriados pelo DPT (Departamento de Polícia Técnica) e CBMBA (Corpo de Bombeiros Militar da Bahia), para garantir a segurança de motoristas e foliões nos sete dias de festa. A auditoria, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Luís Viana Filho, seguirá até a próxima quinta-feira (16).

Os veículos são inspecionados pelos órgãos e são certificados. Além disso, eles e seus condutores são avaliados pelo (Detran-BA) (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia), (Crea-BA) (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia), (Sefaz-BA) (Secretaria da Fazendo do Estado da Bahia) e outros órgãos estaduais e municipais. Os motoristas recebem uma cartilha preenchida com as certificações, que são obrigatórias para entrar no circuito durante a folia.

As informações foram passadas pelo governo do estado. ‘A estimativa é de que o número de vistorias esse ano ultrapasse a da última festa, em 2020, quando foram 116 trios e carros de apoio verificados pelas equipes‘. 

Segundo Joel Raymundo Santos Filho, diretor do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto do DPT, a realização das vistorias nos trios são estratégia para garantir 100% de segurança na trafegabilidade dos circuitos da festa. Os peritos verificam, por exemplo, as condições dos pneus, sistema de direção, suspensão e de freios. 

Um dos aspectos principais que destacamos no nosso trabalho, acompanhado inclusive por nossos peritos, é a avaliação do sistema de freios, porque eles são testados – cada eixo, cada roda – e quando há peças danificadas, nós solicitamos a substituição dessas peças e os condutores retornam para checarmos se essas pendências foram corrigidas. O DPT só emite o carimbo quando o veículo está em plenas condições de atividade e estabilidade”, informou Raymundo.

As inspeções dos veículos acontecem por ordem de chega de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aqueles que não forem aprovados na primeira vistoria devem realizar as correções indicadas pela equipe e retornar para nova auditoria. De acordo com o DPT, até esta sexta-feira, nove, dos 22 veículos vistoriados apresentaram pendências e têm até a próxima semana para ajustarem os problemas.

Segurança em detalhes   

Foto: Reprodução/Divulgação

O subcomandante de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, Major Marcos Moreira, também explicou que a perícia de sua equipe envolve o guarda-corpo (parte superior do trio, que deve ter no mínimo 1,10 m para evitar quedas), quantidade de extintores na cabine (que devem estar na parte superior e interna), e principalmente, o gerador de energia.

E o major destacou também: “muita gente desconhece, mas o gerador de energia possui tanque de combustível de até 200, 300 litros. Então tem que ter um cuidado especial. Também são exigidas duas saídas de emergência, com escadas de emergência de 50 centímetros, uma de cada lado do trio para em caso de evacuação rápida. E, além disso, a brigada de incêndio para operar esses extintores em caso de emergência”. 

Segundo o comunicado a nota enviada à imprensa, o motorista, Ataíde José da Silva, que deverá conduzir o trio de Armandinho pela avenida, ao levar seu carro para inspeção frisou a importância da vistoria: “trabalhar com trio hoje exige muita segurança, principalmente com as pessoas que estão ali, soltas, em cima do trio. Não é fácil. Exige muita atenção e dedicação, experiência. É impressionante como faz diferença vistoriar antes de entrar no circuito. Já aconteceu do gerador do meu trio dar pau em 2019 e ficarmos 1h30 fora do circuito, com toda a equipe de brigadistas cuidando para não acontecer nenhum incidente”, Sergipano, ele trabalha há cinco anos na folia em Salvador e já esteve a frente de trios do Olodum, Ilê Aiyê e Pablo Vittar.

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