São Paulo: carnaval de rua terá mais de 500 blocos e ‘deve[rá] reunir 15 milhões de foliões’, diz prefeitura
511 blocos espalhados por todas as regiões da cidade e contarão com atrações como Lexa, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Pocah e Michel Teló, entre outras. Essa é a estimativa da prefeitura de São Paulo para o seu já tradicional Carnaval de Rua, neste ano. “Deve reunir 15 milhões de foliões na cidade“, anunciou o prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quinta-feira (02).
“São muitas pessoas participando da organização, cuidando da infraestrutura, segurança, saúde e, também, temos o foco em ações relacionadas ao trabalho infantil e ao assédio”, garantiu Nunes.
Segundo as informações, como de praxe, a festa acontecerá com o pré-carnaval nos dias 11 e 12 de fevereiro, durante o período momesco entre 18 e 21 de fevereiro e no pós-carnaval, nos dias 25 e 26. O evento terá um patrocínio de R$ 25.629.600,58, da Ambev.
De acordo com a SMC (Secretaria Municipal de Cultura) , cerca de 670 blocos foram cadastrados este ano. Porém, 154 desistiram e outros três ainda não foram publicados. A próxima lista será divulgada no Diário Oficial, desta sexta-feira (3). Com isso, é possível que haja alterações como cancelamentos, mudanças de horários e de trajetos. Os organizadores sinalizam que os blocos inscritos podem cancelar os seus desfiles até o próximo dia 6.
“O Carnaval de rua é a maior ação de políticas públicas da Prefeitura e, realmente, a maior operação da cidade! É gratificante ver como o objeto principal, a cultura, une desde o serviço de saúde, CET, PM e vários outros órgãos com um único objetivo. E isso acontece porque na ponta, os verdadeiros fazedores do carnaval de rua, os blocos, também estão nessa empreitada de levar cultura e alegria para todos os cantos da cidade e, cada vez mais, tendo atuação sociocultural durante o ano inteiro”, disse Aline Torres, secretária de cultura.

Os blocos foram divididos por região, gerenciadas pelas respectivas subprefeitura. De acordo com os organizadores, até o a distribuição é a seguinte: No Centro, serão 121 desfiles. Na Zona Norte, 76, sendo 21 em Santana/Tucuruvi, 18 na Freguesia do Ó, 15 na Casa Verde, 7 no Jaçanã, 7 em Pirituba, 5 na Vila Maria e 3 em Perus. Zona Oeste 145, sendo 74 em Pinheiros, 47 na Lapa e 24 no Butantã. Zona Leste, serão 68, sendo 16 na Mooca, 14 na Penha, 8 em São Miguel Paulista, 6 em Itaquera, 6 no Itaim Paulista, 6 em Cidade Tiradentes, 3 em Aricanduva, 3 em Ermelino Matarazzo, 2 em Guaianases, 2 na Vila Prudente, 2 em São Mateus, 2 em Sapopemba. Na Zona Sul, um total de 102, sendo 32 na Vila Mariana, 18 no Ipiranga, 17 em Santo Amaro, 15 no M’Boi Mirim, 8 na Capela do Socorro; 5 em Campo Limpo; 3 em Cidade Ademar; 3 no Jabaquara, 1 em Parelheiros.
O circuito dos megablocos, terá o seguinte itinerário: Rua da Consolação, Av. Luís Dumond Villares, Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Marquês de São Vicente, Av. Pedro Álvares Cabral e R. Laguna. Já os os blocos médios e grandes estarão na Av. Helio Pellegrino, R. Henrique Schaumann, Av. Paulo VI/Sumaré e Av. Ver. Abel Ferreira. “Neste ano, não haverá desfiles no Largo da Batata e nas avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Tiradentes“, informa os organizadores.
Mais informações podem ser acessadas aqui. Confira a programação completa neste link.