Termina as 23h59 de hoje, sexta-feira (25) o prazo para os alunos que não fizeram as provas Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 13 e 20, por algum dos motivos previstos no edital, pedirem a reaplicação. O pedido pode ser feito através da Página do Participante.
“A pessoa que faltou a alguma das aplicações (em 13 e 20 de novembro) por problemas logísticos ou sintomas de doenças infectocontagiosas, previstos nos editais, pode pedir para fazer as provas em 10 e 11 de janeiro de 2023, diz o comunicado do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que complementa: “vale destacar que quem compareceu em algum dos domingos de Enem deve solicitar a reaplicação somente do dia em que faltou“.
De acordo com as informações, nessas datas, o Inep também aplicará o exame para PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
O Instituto comunica ainda que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, especificamente, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação do pedido garante a reaplicação do exame“.
As doenças
Imagem: Reprodução/Ilustrativa

Conforme foi anunciado, somente terão direito de solicitar a reaplicação da provas, estudantes acometidos das seguintes doenças: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Por outro lado, quem faltou a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital, não tem direito à reaplicação. “Caso o participante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. No entanto, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento“, ressaltam os organizadores.