PUBLICIDADE
Uncategorized

Governo da Bahia anuncia nova indústria em Santo Antônio de Jesus e destaca combate aos fogos de artifício clandestinos

O governo do Estado anunciou na manhã desta quinta-feira (11), ter assinado um protocolo de intenções de infraestrutura com a empresa Isobras, para a instalação de uma nova indústria no Distrito II, em Santo Antônio de Jesus. O ato ocorreu por meio da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e da SJDH (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos).

Foi informado ainda, que o grupo empresarial também “firmou contrato preliminar de compra e venda de área no mesmo distrito para a transferência da Isofilmes Indústria e Comércio de Embalagens, que já é implantada no município“.

O secretário Angelo Almeida, da pasta de Desenvolvimento Econômico, destacou que a chegada das empresas contribui para o setor produtivo de Santo Antônio de Jesus. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo ao investir na organização e na expansão da área industrial. A instalação fortalece a capacidade produtiva da região e amplia as oportunidades locais, especialmente dentro da proposta prevista no Plano. É desenvolvimento que gera emprego, renda e perspectiva de futuro para Santo Antônio de Jesus“, comentou.

Segundo o comunicado, Almeida reforçou o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, em fortalecer o distrito industrial, “com as metas do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, publicado pelo governador por meio do Decreto n. 24.319 de janeiro de 2026 e visa cumprir as determinações judiciais de assegurar inserção profissional e alternativas econômicas para a população que vive no município e seu entorno“. A expectativa é de que outras empresas também sejam anunciadas naquele distrito.

Direitos Humanos: de acordo com a informação, “a concessão integra as medidas determinadas pela sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que responsabilizou o Estado brasileiro pelas violações de direitos decorrentes da explosão da fábrica de fogos, ocorrida em 1998“.

Comércio ilegal de fogos: segundo a nota, o Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos, afirmou que a ocupação estratégica da área por uma indústria de grande porte materializa a implementação da sentença da Corte Interamericana, com potencial real de transformação estrutural da região, fortalecendo a base socioeconômica do município e criando condições para novos investimentos. E destacou que “desde janeiro de 2024, o governo do estado coordena, através da SJDH, as articulações para que este ponto da decisão seja cumprido e que haja efetivas condições de emprego e renda para a população de Santo Antônio de Jesus e região, oferecendo alternativas ao trabalho precário na produção e comércio ilegal de fogos“.

Felipe Freitas ressaltou ainda que cada etapa desse processo é resultado direto da luta persistente dos sobreviventes e dos familiares das vítimas, organizados no Instituto 11 de dezembro, “cuja mobilização ao longo de quase três décadas garantiu que a tragédia não fosse esquecida e sustenta, até hoje, o cumprimento da decisão internacional“, afirmou.

Sustentabilidade

.

Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE

Além do impacto econômico e social, o investimento também reforça práticas sustentáveis. Para o sócio do grupo empresarial, João Andrade, a expansão reafirma a confiança no potencial econômico do estado. “A chegada das operações ao distrito acompanha o crescimento da demanda e o fortalecimento das práticas sustentáveis do grupo. A política de ESG vem sendo construída ao longo dos últimos anos e este é um passo importante, com a implantação de uma planta da Isobras voltada à reciclabilidade, dentro do conceito de produto pós-consumo e economia circular”, explicou.

O empresário também destacou o impacto regional do investimento. “Uma planta como essa fomenta não só empregos diretos, mas também o trabalho de catadores, cooperativas e empresas de logística, formando-se um ecossistema produtivo na região”, afirmou.

A instalação da Isobras no município representa uma nova frente de atuação do grupo, que hoje gera cerca de 600 empregos e pode alcançar aproximadamente 900 postos de trabalho com as ampliações previstas na Bahia.

A Isofilmes, que já possui unidade em Santo Antônio de Jesus, será realocada para o Distrito Industrial II para ampliar a capacidade produtiva e a organização da operação. Atualmente, a unidade conta com cerca de 80 empregos e projeta crescimento de aproximadamente 40% com a nova estrutura. 

Programa de Desenvolvimento Socioeconômico: publicado pelo governo do estado no início do mês, o Decreto nº 24.319 institui o Programa de Ação e prevê, entre outras medidas, a criação do Comitê Gestor de Monitoramento do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico de Santo Antônio de Jesus e região, com foco na reparação e no apoio à população afetada pela tragédia. O decreto também reforça a importância da atuação conjunta do poder público na prevenção e na não repetição de tragédias semelhantes. 

Em colaboração da Ascom SDE/SJDH

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo