A edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conta com 4.811.338 inscrições confirmadas, das quais 1.811.524 são de alunos concluintes do ensino médio. Os dados estão no Painel Enem 2025, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A plataforma é interativa e permite pesquisar “desde o número de inscrições por município e região até critérios de gênero, cor/raça e faixa etária“.
Filtros: o Painel Enem 2025 possibilita, também, a aplicação e a sobreposição de filtros. “Na aba ‘Geral’, ao clicar sobre cada uma das barras que trazem as inscrições confirmadas dos estados, o usuário verá as demais informações segmentadas por unidade federativa. Desse modo, é possível verificar, por exemplo, qual o percentual de mulheres concluintes do ensino médio inscritas em determinado estado brasileiro“, indica o comunicado do MEC enviado ao Acesse News, nesta quarta-feira (5).

De acordo com as informações, os dados do painel “servem como base para a sociedade; organizações da sociedade civil; gestores educacionais; pesquisadores e imprensa“, confirmam a transparência a respeito do exame.
As provas: a aplicação das provas está marcada para os dias 9 e 16 deste mês. Segundo o MEC, por conta da 30ª COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá no Pará no mesmo período da aplicação do exame, três municípios do estado (Belém, Ananindeua e Marituba) farão as provas excepcionalmente, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Cruz das Almas: nesta edição, o Estado da Bahia conta com 491.252 inscrições no total. 428.019 confirmadas, das quais, 138.681 são estudantes concluintes do ensino médio. O município de Cruz das Almas, situado no Recôncavo, aparece com 3.606 inscritos. Desses, 3.132 confirmaram presença, sendo 844 concluintes do ensino médio.
O Enem: ainda de acordo com o informativo, “ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni)“. Por meio desse exame, instituições de ensino públicas e privadas selecionam estudantes. “Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)“.
Portugal: seguno o MEC, o país europeu também usa os resultados desse exame nos processos seletivos das instituições que possuem convênio com o Inep, para interessados em entrar numa universidade por lá.
