*Editorial – Por: Dell Santana
“Você sabia que a praça central de Cruz das Almas, um dia, já foi um mosaico de trechos e ruas com nomes como Landulfo Medrado, 1º de Dezembro, Frederico Costa, Quintino Ferreira e Cônego Franca? Sim, mas isto mudou em 10 de maio de 1955. Foi nessa data que a Lei Municipal nº 72, sancionada pelo prefeito Ramiro Eloy Passos, consolidou o conjunto de logradouros num único só, sob o nome pelo qual é conhecido até os dias de hoje: Praça Senador Temístocles“.
A legenda acima que é da conta do Memorial Virtual de Cruz das Almas, no Instagram, referente a foto do topo deste artigo, é apenas um ensaio do que você vai encontrar no acervo deste museu, um projeto que nasceu com o objetivo de te deixar por dentro dos acontecimentos que construíram a segunda maior cidade do Recôncavo Baiano. Visite-o clicando no link mais abaixo.
A informação é de que a ideia surgiu do empresário Carlos Valter (da Cofel – ratificada no vídeo no final do texto). Ele convidou um grupo de amigos interessados em discutir, registrar e tornar acessível a história cruzalmense, para juntos colocarem o plano em prática.
Assim, em 1º de setembro de 2022, criaram “o Memorial de Cruz das Almas, [que] vem a ser um museu virtual, sem fins lucrativos, de acesso gratuito e de responsabilidade da CDL- Cruz das Almas, da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas“, destaca um dos parágrafos do texto que descreve o portal.

O Acesse News decidiu fazer esta publicação, após uma visita rápida ao empresário Carlos Valter, lá na loja, na manhã desta quinta-feira (30). E durante uma conversa interessante e descontraída sobre alguns assuntos sobre a “Cidade Universitária“, com um brilho nos olhos, ele falou: “nós temos um Memorial Virtual e poucas pessoas acessam“.
– Confesso que ainda não havia acessado o referido projeto. Fiz isso na noite dessa quinta-feira. O portal é dinâmico, dividido em categorias e te convida para uma viagem prazerosa e inesquecível.
Como acessar: para você que queira conhecer sobre a origem e a história desta Cruz das Almas, que tanto encanta e orgulha Carlos Valter e outras personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o crescimento e desenvolvimento do município, é só clicar ai no link memorialdecruzdasalmas com.br.

—————

*Dell Santana, é graduado em Comunicação Institucional (Faculdade Sumaré – SP), editor do Acesse News e filiado a ABI (Associação Baiana de Imprensa).