PUBLICIDADE
NegóciosNotícias

‘Empresa que não cuidar da saúde mental de funcionários será penalizada’ a partir de 2026: especialistas alertam e orientam

Ansiedade, estresse, burnout e outros riscos à saúde mental, causados no ambiente de trabalho, serão fiscalizados e poderão render penalização, a partir de maio de 2026, quando passa a vigorar a NR-1 (Nova Norma Regulamentadora 1).

Atualizada pelo Ministério do Trabalho, a NR 1 “obriga empresas de todo o país a identificar e gerenciar riscos psicossociais dos funcionários“, conforme explicam especialistas, em nota enviada ao Acesse News, na última terça-feira (14).

A psicóloga Aline Gonzaga, coordenadora da Clínica Vale Viver e Rogério Jesus, psiquiatra e presidente da Associação Baiana de Psiquiatria e diretor da clínica, alertam sobre as implicações da Nova Norma e deram dicas de como se adequar e promover um ambiente psicologicamente saudável.

Segundo o psiquiatra, “com a inclusão do mapeamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, por meio da NR-1, as empresas têm a obrigação de identificar e gerenciar, através de programas, os riscos que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Questões como estresse ocupacional, assédio moral, ansiedade e esgotamento mental, passam agora a integrar as políticas de saúde e segurança do trabalho“, disse Rogério Jesus, complementando que “as empresas que priorizam a saúde mental dos seus colaboradores, não apenas previnem multas e possíveis ações trabalhistas, mas adquirem uma vantagem competitiva sustentável“.

Por sua vez, Aline Gonzaga argumenta que “o crescente número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, que figuram entre as principais causas de concessão de benefícios previdenciários, atesta a urgência de uma abordagem mais abrangente, que considere os aspectos biopsicossociais. Ou seja, a saúde mental deixou de ser uma pauta secundária para se tornar um vetor estratégico no ambiente de trabalho“.

Fórum na Bahia

.

E para orientar o setor produtivo sobre as novas exigências da NR-1, a direção da Clínica Vale Viver (instituição especializada em saúde mental e dependência química), vai promover o 1º Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional – O Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, no próximo dia 31 (a partir das 8h), em Lauro de Freitas.

De acordo com o comunicado, “o evento reunirá especialistas da área de saúde ocupacional, empresários e gestores de RH para discutir os desafios e as oportunidades trazidas pela nova regulamentação“. – Interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail: eventos@clnicavaleviver.com.br!

Durante o evento, a clínica também lançará um novo produto corporativo, visando a elaboração de planos de trabalho e desenvolvimento de programas internos de apoio psicológico. “Cuidar da saúde mental dos trabalhadores transcende o mero cumprimento regulatório, é a forma mais inteligente de otimizar o capital humano, assegurando um ambiente de trabalho seguro, um bom clima organizacional, além de um ambiente mais seguro e produtivo“, diz a coordenadora Aline.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo