PUBLICIDADE
CULTURA & LAZERDestaqueNotícias

Baianos Kakinho e Borrachinha conquistam o título do Red Bull Paranauê [Capoeira] 2025, em Salvador 

Competição reuniu alguns dos melhores capoeiristas do mundo e levou mais de 2.500 pessoas à Praça da Cruz Caída, no coração do Pelourinho, neste sábado (23)

A Praça da Cruz Caída, no coração do Pelourinho, em Salvador, foi palco de um espetáculo mundial de capoeira neste sábado (23), com a realização da quarta edição do Red Bull Paranauê. Diante de um grande público que fofi prestigiar o evento, os baianos Carlos Marques dos Santos Junior, conhecido no universo da capoeira como Kakinho, e Brenda Alves Xavier de Jesus, conhecida como Borrachinha, se consagraram campeões após disputas cheias de energia que reuniram alguns dos melhores capoeiristas do mundo.

PUBLICIDADE Google Ads

 

Ao longo do dia, o torneio gratuito levou música, tradição e emoção para o centro da capital baiana. Apesar da chuva as mais de 2.500 pessoas vibravam a cada movmento dos competidores. No formato eliminatório (oitavas, quartas, semifinais e finais), os atletas enfrentaram os desafios da roleta, que determinava o toque do berimbau e, com ele, o estilo de jogo: Angola, Regional ou Contemporânea, conorme descreve o comunicado enviado ao Acesse News

O Red Bull Paranauê contou com o apoio da Prefeitura de Salvador.

De Pojuca, no interior biano, Borrachinha, de 22 anos, foi quem levou a melhor na categoria feminina e chegou à final jogando com a também baiana Florzinha. “É uma sensação de realização, né? É um sonho de criança que se tornou realidade. Estou muito emocionada, eu nem acreditei, acho que alguém precisa me beliscar pra eu ver se é real”, dsse ela.

A avaliação das rodas ficou a cargo de três mestres consagrados da capoeira, cada um representando um segmento. Mestre Nenel (Regional), Mestre Maurão (Contemporânea) e Mestra Nani (Angola). Por sua vez, o Mestre Sabiá foi o curador oficial do evento validando a curadoria dos participantes formada por um time de mestres convidados.

É extraordinário esse momento, quem vem do interior – sou de Serrinha, a cerca de 180 km de Salvador – vem de uma realidade totalmente diferente. Para nós, é muito difícil chegar num palco desse, porque a gente é menos visto. A capoeira sempre é mais vista nas grandes metrópoles, e poder estar neste palco é uma sensação incrível, é a realização de um sonho mesmo”, conta Kakinho, de 25 anos, que venceu na categoria masculina após um jogo acirrado com o paulista Arthur Fiu.

Participantes da edição 2025: segundo as informações, 16 capoeiristas participaram da disputa.

  • Categoria masculina: Arthur Fiu (São Paulo – SP), Kakinho (Serrinha – BA), Foguinho (Teresina – PI), Cacique (Salvador – BA), Rian (Salvador – BA), Ninjinha (Itabuna – BA), Meia Lua (Petrolina – PE) e o atual bicampeão Gugu Quilombola (São Paulo – SP).
  • Categoria feminina: Aranha (Alagoinhas – BA), Borrachinha (Pojuca – BA), Catarina (Porto Seguro – BA), Clari (Buenos Aires – Argentina), Dendê (Assis Chateaubriand – PR), Florzinha (Salvador – BA), Navalha Fiu (São Paulo – SP) e a atual bicampeã Bibinha Origem (Salvador – BA).

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo