Rede Brasil AVC reúne para discutir ações de prevenção, linha de cuidado, além de políticas públicas para reabilitação pós-AVC
“Linha de Cuidado do AVC: o que implementar com base em evidências; ‘Portarias e financiamento da fase aguda do AVC’; ‘O papel do SAMU e da Rede de Urgência’; ‘Políticas públicas para reabilitação pós-AVC’; ‘Prevenção cardiovascular na Atenção Primária’ e ‘Pesquisa aplicada ao SUS e desenvolvimento“, esses são os assuntos que serão debatidos no Encontro de Gestores de Saúde e Especialistas, que acontecerá no auditório Nereu Ramos, do Congresso Nacional, em Brasília, na próxima terça-feira (27).
A informação é da Rede Brasil AVC, enviada ao Acesse News nesta sexta-feira (22).

Segundo a Rede, “o Acidente Vascular Cerebral) está entre as principais causas de morte e incapacidade no Brasil“. Somente até maio deste de ano, “a doença já matou 30.799 pessoas“, enfatiza com base nos dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, que apontam ainda, “em 2024, foram 85.065 óbitos, média de 232 registros por dia“.
A nota afirma que os participantes do encontro serão, coordenadores de unidades de AVC do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) e do Ministério da Saúde.
PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o comunicado, durante o evento, serão compartilhadas experiências “exitosas no atendimento e tratamento do AVC“, em pacientes no Distrito Federal, em São Paulo, em Ribeirão Preto (SP), no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais; no Rio de Janeiro, Maranhão e Acre.
Para a doutora Sheila Ouriques Martins, presidente da Rede Brasil AVC, “o enfrentamento ao AVC exige articulação nacional e ações concretas em todas as etapas do cuidado – da prevenção, ao tratamento e à reabilitação. Quando reunimos gestores, especialistas e representantes dos serviços de urgência, criamos um espaço para alinhar estratégias baseadas em evidências, trocar experiências e fortalecer as redes regionais“.
Ainda segundo a doutora, “somente com essa união de esforços conseguiremos reduzir o impacto da doença, salvar mais vidas e garantir que cada pessoa tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento que precisa“.
Inscrições: para saber mais informações e se inscrever para o evento, basta clicar neste link.

– A Rede Brasil AVC, é uma Organização não governamental criada em 2008 com a finalidade de melhorar a assistência, educação e pesquisa sobre o AVC em todo o país. É formada por profissionais de diversas áreas que, unidos, lutam para diminuir o número de casos da doença, melhorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao paciente, melhorar a prevenção ao AVC e propiciar a reabilitação precoce e reintegração social. Mais informações pelo site: www.redebrasilavc.org.br.
