PUBLICIDADE
ExteriorNotícias

Tarifaço de 50% de Trump começa vigorar a partir de hoje para o Brasil

Começa a vigorar a partir desta quarta-feira (6), o tarifaço imposto ao Brasil pelo governo americano. A sobretaxa de 50% sobre os produtos nacionais respeitará algumas datas descritas no decreto que o presidente Donal Trump publicou no final do mês passado. “Serão tarifados os produtos que embarcarem após 00h01 de hoje, segundo o governo brasileiro“, informa o Uol.

Segundo o portal, Trump escreveu no decreto que ele começaria a 00h01 do horário de verão na costa leste dos Estados norte-americanos. “O horário de verão do Leste está uma hora atrás do horário de Brasília. Por isso o tarifaço começa a valer 01h01 da madrugada do dia 6 de agosto“, diz o economista Jorge Ferreira dos Santos Filho, professor de Administração da ESPM.

A publicação destaca que em nota, o Ministério do Desenvolvimento afirma que “estão livres da tarifa adicional as cargas embarcadas no Brasil até 7 dias após a ordem executiva de 30 de julho, desde que entrem nos EUA até 5 de outubro“.

Especialistas ouvidos pelo Uol, reforçam que “os produtos que foram embarcados no dia 6 de agosto até as 0h59 aqui no Brasil, por exemplo, estão isentos“, revela o professor Santos Filho. E complementa, “mas precisam ser retiradas para consumo até 5 de outubro“. Já o tributarista Morvan Meirelles Costa Junior, do Meirelles Costa Advogados, sinaliza “uma vez que sua saída dos armazéns para consumo ultrapasse essa data e horário, estarão sujeitos à sobretaxa de 50%“.

De acordo com as informações, o Brasil tem o maior percentual de tarifas extras. “No último dia 30, o país recebeu um adicional de 40% sobre a tarifa extra de 10% anunciada em abril. Foram excluídos desse adicional, no entanto, 694 produtos brasileiros, como suco de laranja, aviões, castanhas, gás natural e fertilizantes. Essas e outras exceções equivalem a 45% dos produtos brasileiros exportados para os EUA“, destaca a matéria com base nos cálculos da Câmara Americana de Comércio aqui no país.

A alegação de Trump: ao anunciar o tarifaço no mês passado, o presidente dos EUA alegou que uma das razões para essa decisão, era o processo que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofre no STF (Supremo Tribunal Federal). “A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional” escreveu o republicano ao mencionar a necessidade de se afastar da “relação de longa data e muito injusta” da política tarifária brasileira. Clique aqui e confira a postagem completa.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo