Karateca baiano conquista ouro e compete com os filhos no Pan-Americano de Karatê Shotokan, que aconteceu no Espírito Santo
O karateca baiano Paulo Sérgio Nunes Pereira, conquistou medalha de ouro na categoria kumite sênior (44 a 49 anos), no 6º Campeonato Pan-Americano de Karatê Shotokan, realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em Vitória (ES). “A competição reuniu cerca de 300 atletas de 10 países das Américas, com disputas nas modalidades kata e kumite, tanto individuais quanto em equipe“, destaca o comunicado enviado ao Acesse News, pela assessoria de comunicação, nesta terça-feira.
Natural de Salvador, mas residindo atualmente no oeste do Estado, o representante baiano na competição, é fundador da Associação de Karatê Tigres & Dragões, com atividade nos municípios de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória. Por lá, “utiliza o karatê como ferramenta de educação, disciplina e transformação social. Ele integrou a delegação baiana composta por 48 atletas, que conquistaram diversas medalhas de ouro, prata e bronze no Pan-Americano“, diz o texto.
Segundo as informações, durante o evento, também aconteceu um seminário técnico internacional, ministrado por nomes de peso do karatê mundial, como Masao Kagawa, 9º DAN e instrutor-chefe da Japan Karate Shoto Federation (JKS) e Kosho Kanayama, 7º DAN e diretor nacional da JKS.

Competindo em família: ao lado dos filhos Júlio César e Ícaro Luís, o veterano participou da prova em família, na competição. De acordo com o informativo, nessa modalidade, conquistaram a medalha de prata. Nunes ainda recebeu bronze na categoria Karatê Individual, enquanto numa disputa por equipe, Júlio e Ícaro ficaram com a prata.
“Foi uma emoção enorme conquistar essa medalha. Representar a Bahia e trazer esse ouro para nosso estado é algo que me enche de orgulho”, frisou Paulo. “Essa vitória não é só minha, é de todos os meus alunos, da minha família, dos colegas que treinam comigo e da nossa comunidade que me apoia todos os dias”, disse ele, comentando também a prova em família, “ficamos em segundo lugar, por apenas dois décimos atrás de uma família do Chile, mas recebemos muitos elogios. Ganhei até camisas das delegações do Chile e da Argentina como lembrança. Isso mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido além das fronteiras“.
Próximo campeonato: a previsão agora, é que o aratea senior comece se preparar para o Campeonato Nacional, “previsto para outubro, no Maranhão. Caso conquiste um novo pódio, poderá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, com previsão de realização ainda este ano, possivelmente também no Espírito Santo“, finaliza a nota.