Estudo da Abimapi aponta SP como segundo maior mercado consumidor de biscoito do Brasil, movimentou R$ 2,3 bilhões no primeiro quadrimestre de 2025
*Por: Assessoria de Comunicação
Os paulistas preferem os biscoitos recheados doces. A categoria representa mais de um quarto (25,6% ou 25 milhões de toneladas) do total consumido em todo o Estado de SP e teve faturamento de mais de R$620 milhões no primeiro quadrimestre de 2025. Os dados fazem parte do levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) feito em parceria com a NielsenIQ e divulgado em celebração ao Dia do Biscoito, comemorado em 20 de julho.
Em segundo lugar, estão os biscoitos de água e sal/cream cracker, representando 14,8% do consumo total, aproximadamente 14 milhões de toneladas e R$244 milhões. A região segue na tendência brasileira, onde as mesmas categorias somam 24,27% (recheados doce) e 19,35% (água e sal/cream cracker) do volume, respectivamente.
Na sequência, estão praticamente empatados rosquinhas (12,8%)com 12 milhões de toneladas e R$ 193 milhões de faturamento, maria/maizena (12,6%) com 12,3 milhões de toneladas e R$ 213 milhões em vendas e doces amanteigados (11,6%), somando 11,3 milhões de toneladas e R$ 249 milhões.
Apesar dos preferidos se manterem no topo do ranking, categorias como rosquinhas cresceram em volume (9,6%) e valor (12,93%), faturando R$ 193 milhões em 2025; cookies com mais 7,6% em volume e 9,89% em valor, acréscimo de R$ 117,8 milhões, sinalizando novas tendências no consumo. Já os cobertos, caíram em volume (-7,46%), mas tiveram o maior salto em valor (35,18%), atingindo total de R$129 milhões no primeiro quadrimestre de 2025.
“Os dados indicam uma diversificação e possível mudança nas preferências dos consumidores, que buscam por produtos de maior valor agregado e indulgentes, que proporcionam sensação prazerosa, priorizando a qualidade e a experiência, mesmo que isso signifique adquirir uma quantidade ligeiramente menor”, explica Claudio Zanão, Presidente Executivo da Abimapi.
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Demografia do biscoito
O estado de São Paulo é a segunda maior região consumidora de biscoito do país. Somados, o interior e a Grande SP representam 22% do consumo total no primeiro quadrimestre de 2025, com faturamento de R$ 2,3 bilhões no mesmo período, atrás apenas do Nordeste, com 28,3%. Em terceiro lugar, Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro, somados, consumiram 18,4%. A região Sul tem participação de 17,4% e, por último, Grande Rio e a região Centro- Oeste, empatadas com 7% cada.
“A diversidade regional brasileira desafia a indústria a continuar desenvolvendo estratégias e produtos que atendam às peculiaridades e aos paladares de cada parte do Brasil. Nossos associados têm feito isso com sucesso, mantendo o consumidor cativo ao biscoito”, analisa Zanão.
O mercado de biscoitos industrializados no Brasil registrou um aumento de 0,9% em seu valor, atingindo a marca de R$10,8 bilhões no comparativo do primeiro quadrimestre de 2024 com 2025. No entanto, foi registrada uma retração de 3,6% no volume comercializado, o que sugere que o setor está se adaptando às novas demandas dos consumidores, com as categorias de maior valor agregado impulsionando o crescimento financeiro, mesmo diante de uma leve diminuição no volume total de vendas.
Sobre a Abimapi: Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 140 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 260 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.
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