PUBLICIDADE
DestaqueMunicípiosNotícias

Na festa junina de 2025 em Cruz das Almas, o público jovem representa 55% dos atendimentos no estande de testagem de ISTs da Sesab

Na festa junina de 2025 em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, o público jovem foi quem mais compareceu ao estande de testagem rápida Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), instalado no Circuito Luiz Gonzaga, para detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), no segundo dia de funcionamento do espaço, conforme nota enviada à imprensa neste sábado (21).

De acordo com as informações, esse público representou cerca de 55% dos atendimentos até o momento.

PUBLICIDADE

Aparecida salientou ainda que além da testagem, a equipe da Sesab vem orientando as pessoas que não basta apenas o uso do preservativo para evitar doenças, mas sim, uma combinação de cuidados. “Então, eles têm procurado o serviço e a gente tem orientado bem nessa perspectiva, que já são as diretrizes do Ministério da Saúde para o programa nacional de IST Aids”, pontuou.

Entre a turma jovem que buscou atendimento, estava Nesiellen Souza Santos, de 26 anos, moradora da cidade de Santo Estêvão, que veio com as amigas conhecer o São João de Cruz das Almas. “Minhas amigas me chamaram para a festa e eu decidi vir curtir, mas não esperava encontrar um espaço para também cuidar da saúde. Adorei a oportunidade, a galera que veio comigo, está todo mundo fazendo os testes. Eu fiz e recomendo que todos façam para saber se têm alguma doença ou não. O atendimento é maravilhoso, as pessoas foram muito educadas e foi tudo bem tranquilo e rápido”, disse a jovem.

Ainda segundo as informações, dos 1173 testes realizados até a tarde de ontem no estande instalado na Praça da Juventude, “10 tiveram resultado positivo, sendo um para hepatite C e nove para sífilis, dos quais três decidiram iniciar o tratamento imediato, com aplicação de penicilina benzatina (benzetacil). Desde que foi iniciada a ação no município, não foi registrado nenhum teste positivo para HIV ou hepatite B“. Até o momento da geração dos primeiros boletins, 238 pessoas haviam sido atendidas. Desse total, 132 são com idades entre 13 e 29 anos.

O informativo destaca ainda que com investimento de mais de R$ 13 milhões, “além da realização dos testes rápidos em 12 municípios (Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Cachoeira, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Jequié, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim), as ações de saúde do Governo do Estado no São João da Bahia incluem também a distribuição de preservativos e de material informativo relacionado à prevenção das ISTs, assim como a instalação de postos de saúde e a ampliação no número de plantões para garantir assistência à população“.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo