Queimaduras por fogos de artifício e fogueiras: SUS já registrou 628 atendimentos em 2025; confira as recomendações
Fogueiras, fogos de artifício, comida e bebida típicas da época e, claro, muito forró e outros ritmos musicais. Este é o verdadeiro cenário do mês de junho, especialmente na região Nordeste do país. A partir do primeiro dia do mês, uma alegria diferente começa a invadir os corações das dezenas de milhões de pessoas que moram nessa parte do Brasil.
Mas paralelo a todo esse encanto, dois dos elementos que compõem o cenário, são motivadores para acender um sinal de alerta: os fogos de artifício e as fogueiras. Eles representam riscos para queimaduras e outros acidentes.
PUBLICIDADE
“Dados do Ministério da Saúde apontam que, somente nos três primeiros meses de 2025, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 628 atendimentos ambulatoriais e hospitalares por queima de fogos de artifício, média de sete por dia“, diz o comunicado divulgado nesta terça-feira (10). “A pasta ressalta que os dados são referentes a atendimentos e não necessariamente refletem o número de pessoas atendidas“.
Texto recebido pelo Acesse News, mostra que em 2024, o número de atendimentos ambulatoriais e hospitalares, chegaram a 2.108. Desse total, 16 pessoas morreram. “Número maior que em 2023 (1.919 atendimentos e 12 mortes)“, revela.
Segundo Informações da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), as mãos são a parte do corpo mais atingidas pelos acidentes. “Além de queimaduras graves, também podem ocorrer casos de amputações“, destaca.
Recomendações da SBCM
Anuncie Conosco

- Se decidir usar fogos de artifício, certifique-se de seguir todas as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante. Mantenha uma distância segura ao acender os fogos e nunca os aponte na direção de pessoas, animais ou objetos inflamáveis;
- Mantenha uma distância segura das fogueiras para evitar queimaduras causadas pelo calor intenso. Nunca deixe crianças desacompanhadas perto das fogueiras e evite correr ou brincar muito próximo delas;
– Mantenha as crianças sob supervisão constante durante as festividades para garantir que elas não se envolvam em atividades perigosas que possam resultar em queimaduras.
- Em caso de acidente, nunca descolar tecidos grudados na pele queimada e nem retirar corpos estranhos do local queimado;
- Nunca colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;
- A limpeza de queimadura leve deve ser feita com água corrente, usando jato suave, por cerca de dez minutos. Na sequência, deve-se aplicar uma compressa fria na área afetada. Se a queimadura for grave, procure atendimento médico imediatamente.
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão: a SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em www.cirurgiadamao.org.br.
