PUBLICIDADE
ArtigosCULTURA & LAZERDestaqueMunicípios

Conectar Cultural chega a Maragogipe para premiar e fortalecer os fazedores de cultura da região

Encontro oferece orientações sobre as inscrições da chamada pública que vai destinar R$ 500 mil ao fomento e à preservação da memória cultural imaterial do Recôncavo Baiano

*Por: Assessoria de Comunicação

Localizada no coração do Recôncavo Baiano, a cidade de Maragogipe é um verdadeiro reduto de tradições populares que mantêm vivas as raízes afro-brasileiras e indígenas da região. Suas manifestações culturais, ricas em cores, ritmos e simbolismos, são marcadas pelo famoso Carnaval de Máscaras, com caretas, fantasias irreverentes e as animadas charangas, pelo samba de roda e pelas apresentações do bumba meu boi, que misturam teatro, música e religiosidade popular.

Símbolo da diversidade, da criatividade e da resistência cultural da Bahia, a cidade recebe, nos dias 5 e 6 de junho, mais um encontro do Conectar Cultural, uma chamada pública inédita com apoio do Instituto Neoenergia, voltada ao reconhecimento e à valorização dos saberes e fazeres tradicionais do Recôncavo Baiano. O evento tem como foco os fazedores de cultura locais, oferecendo um espaço de troca para esclarecimentos sobre os critérios e procedimentos de participação no chamamento.

O encontro tem como objetivo reunir representantes culturais de Maragogipe e de municípios vizinhos, como Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição do Almeida, Muritiba, Sapeaçu e São Félix, para rodas de conversa e oficinas. A proposta é ampliar o acesso à iniciativa, detalhar o processo de inscrição e estimular a adesão de grupos culturais interessados em ter suas práticas reconhecidas e apoiadas.

O Conectar Cultural:  Fruto de mapeamento local e entrevistas com mestres e grupos culturais, o chamamento se dirige a representantes de atos festivos, rituais, práticas sociais, saberes e conhecimentos relacionados à natureza e ao universo, além de técnicas artesanais tradicionais dos 20 municípios do Recôncavo Baiano.

A chamada pública representa uma oportunidade para indivíduos, coletivos e grupos que atuam com manifestações culturais imateriais — especialmente aqueles que já possuem estrutura institucional, mas ainda não têm reconhecimento oficial de patrimônio pelo IPHAN ou outras instâncias. Serão selecionadas até cinco iniciativas, cada uma premiada com R$ 100 mil. O projeto também prevê a produção de uma publicação multimídia para o registro e difusão dessas expressões culturais.

PUBLICIDADE

O Conectar Cultural é uma iniciativa apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto Neoenergia, com realização do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e patrocínio da Neoenergia Coelba, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), por meio da FUNCEB, IPAC e CCPI, além da Superintendência do IPHAN na Bahia, UFBA, UFRB, UNEB, Fundação Hansen Bahia e Instituto Popular do Recôncavo.

Programação – Depois de Maragogipe, nos dias 5 e 6 de junho, o calendário de encontros do Conectar Cultural também inclui, por fim, São Francisco do Conde, nos dias 12 e 13 de junho.  As inscrições vão até 3 de julho, podendo participar manifestações culturais de todos os municípios do Recôncavo Baiano, sendo eles: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara e Varzedo.

Construído a partir da articulação de grandes parceiros acadêmicos, governamentais e da sociedade civil, o Conectar Cultural adota um modelo e uma metodologia de atuação para contribuir de forma direta para a manutenção dos grupos detentores, seus agentes, coletivos e realizadores do Recôncavo da Bahia“, afirma Marcia Gliosci, diretora executiva do ISPAC (Instituto São Paulo de Arte e Cultura), entidade promotora saberes e fazeres culturais nacionais. Segundo ela, o ISPAC tem o Conectar Cultural “como o principal vetor de atuação em patrimônio cultural imaterial“.

Serviço:

O que: Conectar Cultural

Onde: Maragojipe

Quando: 5 e 6 de junho

Horário: 9h

Local: Auditório da Casa da Cultura de Maragojipe (Praça Ermezindo Mendes – Rua Doutor José Júlio)

Inscriçõeswww.conectarcultural.com.br/inscricoes

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.


Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo