PUBLICIDADE
Notícias

Botox na cirurgia de hemorroida: método pode ser um aliado contra a dor no pós-operatório; avalia médica

A nota diz ainda que uma revisão sistemática publicada em 2025 na revista científica Techniques in Coloproctology, analisou os resultados de sete estudos clínicos e mostrou que a aplicação da toxina botulínica pode ajudar a aliviar a dor apenas nos primeiros dias após a cirurgia.

Foram analisados cerca de 340 pacientes. Os dados mostram que aqueles que receberam a toxina durante a cirurgia, relataram ter sentido menos dor nos 4 primeiros dias após o procedimento, “em comparação com os que não receberam“. Eles também revelaram ter sido menos doloroso evacuar pela primeira vez após a operação.

Abreu ressalta que “é importante destacar que o efeito analgésico foi mais evidente apenas nos primeiros dias. A partir do sétimo dia, os níveis de dor voltaram a ser semelhantes entre os dois grupos. Também não houve diferença significativa em efeitos colaterais como incontinência fecal ou retenção urinária, o que reforça a segurança da técnica“. Ela avalia que mesmo assim, por enquanto, “a técnica é uma alternativa interessante que pode ser discutida entre paciente e médico, especialmente para aqueles que têm receio do desconforto após a cirurgia de hemorroidas“.

Já os pesquisadores lembram que “a toxina botulínica age relaxando o músculo interno do ânus, que costuma ficar em espasmo após o procedimento cirúrgico“. E afirma que esse “espasmo muscular é um dos fatores que contribuem para a dor intensa no local. Ao reduzir essa contração, o botox ajuda a diminuir o desconforto“, destaca o comunicado.

Alerta: as informações dão conta de que os próprios autores do estudo alertam que “ainda são necessários novos estudos, mais robustos, para confirmar os benefícios e definir com mais clareza quem realmente pode se beneficiar do uso da toxina botulínica nesse contexto“.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo