PUBLICIDADE
AcreditarDestaqueNotícias

Àbámodá: escola livre de moda, arte e cultura da Bahia abre as inscrições para cursos gratuitos

As aulas acontecem na sede da instituição, em Cachoeira

*Por: Luna França (Assessoria de Comunicação)

A Àbámodá, a primeira escola livre de moda, arte e cultura da Bahia, está com mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de modelagem, corte e costura, estamparia, manualidades, biojoias e joalheria básica.

Para participar, as pessoas interessadas precisam fazer a inscrição online clicando aqui ou na sede da Àbámodá (R. João Vieira Lopes, n° 02, centro de Cachoeira), das 09h às 11:30h, até o dia 18 de abril.

A expectativa para este ano é fomentar e fortalecer um número maior de pessoas empreendedoras. No ano passado chegamos ao final com 8 projetos prontos e eles agora contarão com investimento semente para tornar o negócio sustentável. Este ano, além do número maior de vagas ofertadas, estamos dando um novo passo com a nossa loja colaborativa, que tem o objetivo de estimular a comercialização de diversos produtos em um único espaço de fortalecimento para a geração de renda e apoio aos empreendedores e empreendedoras“, destaca Luísa Mahin, fundadora e diretora-executiva da Àbámodá.

A instituição integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, subsidiada pelo Ministério da Cultura.

Podem participar do processo seletivo, pessoas de todos os gêneros, a partir de 16 anos, de qualquer cidade da Bahia. O projeto também contempla mães adolescentes, a partir de 14 anos, desde que estejam matriculadas e assíduas na escola. As aulas, que são presenciais, acontecem na sede da Àbámodá e no Quilombo Engenho da Ponte.

O resultado da seleção será divulgado dia 30 de abril e as atividades serão iniciadas em 15 de maio. “Iniciantes têm a oportunidade de acessar novos conhecimentos e instrumentos e aqueles que já têm algum contato com as áreas poderão aprimorar os saberes, que vão da concepção à produção final dos produtos, incluindo todas as fases e processos“, completa Luísa.

Detalhes sobre os cursos

(Foto: Janderson Meneses)

Básico: Modelagem, Corte e Costura – quinta-feira, 14h às 18h (maio a novembro)

Intermediário: Modelagem, Corte e Costura – quarta-feira, 14h às 18h (maio a novembro)

Avançado: Modelagem, Corte e Costura – terça-feira, 14h às 18h (maio a novembro)

Técnicas de tingimento em tecidos: Estamparia – quinta e sexta-feira, 14h30 às 17h30 (maio a agosto)

Crochê, macramê, bordado, upcycling: Manualidades – terça e quarta-feira, 14h30 às 17h30 (maio a setembro)

Com metais diversos: Biojoias – quinta e sexta-feira, 14h30 às 17h30 (maio a outubro) | Joalheria Básica – quinta e sexta-feira, 14h30 às 17h30 (maio a novembro)

——————

Sobre a Àbámodá: expressão iorubá que significa “o que você deseja, você faz”, [a Àbámodá] é o nome que inspira e norteia a Escola de Moda, Arte e Cultura. Com ações sistemáticas de apoio e fomento ao empreendedorismo na área de moda e economia criativa, o projeto tem um ciclo cadenciado e complementar de formação técnico-profissionalizante, estágio laboral com fomento e incubação de negócios, estruturação dos negócios, comunicação, articulação de mercados e promoção de eventos para distribuição e comercialização. – A escola é pautada na ancestralidade, no corpo – território, raízes, identidades, culturas e memórias. Atuando nas áreas de vestuário, joalheria, biojoias, estamparia, crochê, tricô e outras manualidades, alinhando toda essa imersão ao princípio da economia criativa, às demandas de mercado a fim de assegurar renda e impacto social efetivo para o público beneficiário.

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo