Emprego: com apoio do governo do Estado, Conceição do Jacuípe ganha fábrica de milho São Braz; já Cruz das Almas, nada
Buscando gerar emprego para seus habitantes, Conceição do Jacuípe (ao norte do Recôncavo) ganhou nesta sexta-feira, a inauguração da fábrica produtora de flocão de milho da marca São Braz. O empreendimento chega ao município com o apoio do governo do Estado. “O Governo do Estado tem intensificado ações para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico no estado“, diz o comunicado enviado à imprensa no início da noite de ontem.
Segundo as informações, como parte do Programa Desenvolve, para se instalar no município a empresa recebeu “benefício fiscal voltado à aquisição de máquinas e equipamentos, o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem facilitado a instalação de novas empresas e a expansão daquelas já existentes“, destaca o texto.
O governador Jerônimo Rodrigues participou do evento. “É uma alegria quando uma empresa manifesta interesse na Bahia. Significa que ela acredita na economia baiana. Eu quero, portanto, agradecer ao grupo São Braz, por estar investindo aqui. E seremos parceiros, aportando nos acessos via BR-324, para facilitar a chegada e saída de matéria-prima; em incentivos fiscais e no que for de nossa responsabilidade para o desenvolvimento da empresa na Bahia. Nós estamos falando de um produto muito importante na cesta básica dos baianos, que é o milho, o cuscuz de milho“, celebrou ele.
1.600 empregos: o comunicado afirma que “a São Braz, que só tinha uma unidade na Paraíba, foi contemplada com esse incentivo e prevê a criação de 1,6 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, já anunciou uma ampliação para 2025, com um aporte de R$ 80 milhões“, e diz também, que além da fabricação flocão de milho, salgadinhos e temperos (mix de produtos já existentes no portfólio da marca), a nova unidade ‘passará a produzir, batata chips e aveia em flocos‘.

Enquanto isso, Cruz das Almas que já conta com a área do DICA II (Distrito Industrial), ainda não conseguiu atrair nenhuma fábrica para gerar emprego para a população.
Conhecida como cidade Berimbau, Conceição do Jacuípe tem pouco mais de 37 mil habitantes (estimativa IBGE/2024). Com a chegada da São Braz, o município ainda foi contemplado pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), com R$2,8 milhões para a pavimentação asfáltica da via marginal da BR-324, que dá acesso à empresa.
“Começamos em Campina Grande, há 74 anos, depois transferimos para João Pessoa e na Bahia nós encontramos a matéria-prima desejada, que é principalmente o milho, encontramos mercado consumidor da farinha de cuscuz, e o acolhimento do Estado que, com todo o apoio necessário, já nos permite até ter um plano de expansão dessa fábrica, nos tornando uma empresa, digamos assim, competitiva no mercado“, disse Rosenvaldo Costa, diretor administrativo e financeiro da São Braz, ao comentar sobre a chegada do empresa à Bahia.
Por sua vez, Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico, disse que o governo baiano está atento “para garantir desenvolvimento, para garantir emprego, renda e produção dentro do Estado. Nós deixamos de ser somente exportadores e passamos a ter autossuficiência. O papel do Estado tem sido apresentado o tempo todo, por via dos nossos programas ProInd, Desenvolve, ProBahia, que são atrativos nos benefícios fiscais, mas também tem nosso apoio à infraestrutura“.