“Salvador será palco do I Seminário Multidisciplinar de Neuromielite Óptica e Outras Doenças Raras“. Promovido pela ABNMO (Associação Brasileira de Neuromielite Óptica), a conferência acontecerá na quinta-feira (27), na Faculdade Anhanguera. A informação é da Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia), apoiadora do evento que será gratuito para os participantes.
A ideia, segundo a Secretaria, é “ampliar o debate sobre essa condição autoimune, que afeta o sistema nervoso central e pode levar à cegueira e à paralisia“.
Para Maria Alcina, diretora de Atenção Especializada da Sesab, “este seminário fortalece a rede de atenção aos pacientes raros e amplia o conhecimento sobre a Neuromielite Óptica. Precisamos avançar no diagnóstico precoce e no tratamento adequado para garantir mais qualidade de vida a esses pacientes“, diz ela, no comunicado enviado à imprensa.
De acordo com as informações, a programação do seminário “inclui palestras com especialistas, como o neurologista e imunologista Thiago Fukuda, coordenador do Centro de Referência do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), além de painéis com profissionais da fisioterapia, psicoterapia e outras especialidades“.
Haverá ainda, discussões sobre os serviços oferecidos a pacientes com doenças raras, tanto em Salvador como em outras partes do Estado.
Inscrições e público-alvo: segundo os organizadores, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link Sympla. Tendo como público-alvo, “profissionais de saúde, estudantes, pacientes e familiares“, o evento será gratuito e “contará com estrutura acessível, incluindo intérpretes de LIBRAS e audiodescrição“.