PUBLICIDADE
ArtigosDestaque

Dia Nacional dos Animais: certificação Empresa Amiga dos Animais cresce mais de 60% em um ano

Martha Rodrigues, CEO da Guapeco, aponta que aumento das certificações de Selo Empresa Amiga dos Animais revela melhora da conscientização, mas ainda é preciso avançar

*Por: Assessoria de Comunicação

O Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março, foi instituído por organizações de proteção animal e reforça a necessidade de garantir a proteção e o bem-estar dos animais. No Brasil, a Constituição Federal prevê essa proteção, estabelecendo pena de multa e até um ano de detenção para quem cometer maus-tratos. A legislação segue avançando, com um Projeto de Lei que propõe a inclusão do plano de saúde pet entre os benefícios da CLT. Martha Rodrigues, CEO da Guapeco, HRtech pioneira em benefícios pet, destaca que é preciso avançar também na conscientização das empresas sobre os impactos do cuidado com os animais na vida dos profissionais que são tutores e, por consequência, nos resultados do trabalho.


A Guapeco lançou, em 2023, o Selo Empresa Amiga dos Animais, uma certificação concedida a empresas com mais de 25 colaboradores que possuem um plano corporativo pet ativo. O selo fortalece a marca empregadora, promovendo uma imagem inovadora e socialmente responsável. Além disso, demonstra o compromisso com o bem-estar animal e cria uma vantagem competitiva no mercado. Em 2024, o selo registrou um aumento de 61% no número de empresas certificadas em comparação ao ano anterior.


A população de animais de estimação já soma mais de 160 milhões de indivíduos. Esse dado demonstra que há um grande potencial para novas empresas serem certificadas, mas é preciso romper algumas barreiras culturais nesse caminho. Primeiro, os RHs precisam compreender o contexto de mudanças culturais e comportamentais que levaram ao crescimento da população de animais nos lares e a importância que o bem-estar dos pets tem para suas famílias e, por consequência, os impactos dos cuidados com os animais na produtividade desses tutores”, aponta.


A atração e retenção de talentos são outros pontos onde a saúde e bem-estar dos animais podem ser um diferencial no mundo corporativo. “Os profissionais entre 28 e 34 anos são os que mais valorizam benefícios voltados aos pets, pois muitos priorizam a companhia dos animais em detrimento da parentalidade tradicional. Esse comportamento reflete uma mudança no perfil dos trabalhadores e exige um olhar mais atento das empresas para garantir engajamento e retenção”, aconselha a CEO da Guapeco.


Comemore com proteção: Neste Dia Nacional dos Animais, Martha destaca ainda a necessidade de adesão às consultas preventivas e a vacinação dos animais. “Esta data é importante para lembrar que a saúde e o bem-estar dos nossos pets dependem de cuidados constantes, e isso inclui visitas regulares ao veterinário e a manutenção do quadro de vacinas. Prevenir é sempre o melhor caminho para garantir uma vida longa e saudável para nossos companheiros. Consulta e vacinação são aliados para prevenir complicações mais graves no futuro”, destaca.


A Guapeco: a Guapeco é uma HRtech pioneira na oferta de benefícios corporativos para pets, criada em 2020 em Santa Catarina. Atendendo mais de 80 empresas e protegendo mais de 2.700 animais, a startup oferece cobertura nacional e flexível para todas as espécies de animais domésticos, sem limite de idade. Reconhecida por sua inovação, a Guapeco registrou crescimento de 300% em 2024 e continua liderando tendências para um mercado de trabalho mais conectado às famílias multiespécie.

  • Os conteúdos assinados, são de responsabilidade de seus autores.

Deixe seu comentário aqui

Botão Voltar ao topo